As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
17 presidentes convidados para a tomada de posse de «Nino» Vieira
- 28-Sep-2005 - 18:36


A cerimónia de tomada de posse do presidente eleito guineense vai decorrer sábado na nova Assembleia Nacional Popular (ANP), acto para o que foram convidados 17 chefes de Estado, revelou hoje fonte oficial.


Segundo o Protocolo de Estado guineense, nem todos estarão presentes, como é o caso do presidente português, Jorge Sampaio, que será representado na cerimónia pelo chefe da diplomacia lusa, Diogo Freitas do Amaral.

Segundo a fonte, a cerimónia de tomada de posse de João Bernardo "Nino" Vieira está marcada para as 11:00 locais de sábado (12:00 em Lisboa), embora o acto comece duas horas mais cedo, com a recepção dos convidados nacionais e internacionais.

Além do chefe de Estado português, foram convidados os presidentes de Angola, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné-Conacri, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Níger, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal, Timor-Leste e Serra Leoa.

Foram igualmente enviados convites às presidências da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), União Económica e Monetária Oeste- Africana (UEMOA) e Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Convidados estão ainda o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, e todos os membros do governo, a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Maria do Céu Monteiro, deputados, líderes de partidos políticos com representação parlamentar e membros do corpo diplomático e de organizações internacionais.

Segundo a fonte, cabe ao presidente do parlamento, Francisco Benante, conferir posse a "Nino" Vieira, sendo ambos as únicas personalidades a discursar no acto de posse, que porá termo ao período de transição, iniciado em Setembro de 2003, e encerra a presidência de Henrique Rosa.

Na cerimónia, o secretário da mesa do Assembleia Nacional Popular (ANP) lerá a acta de apuramento nacional dos resultados da segunda volta das eleições presidenciais de 24 de Julho último, que deram a vitória a "Nino" Vieira, com cerca de 52 por cento dos votos.

Depois, Benante pedirá ao presidente eleito que leia a declaração de compromisso constitucional, após o que seguirá uma salva de 21 tiros de canhão.

Ouvido o hino nacional, cabe ao presidente da ANP colocar a Faixa Presidencial a "Nino" Vieira, que assinará, logo a seguir, a declaração de posse. Seguem-se, depois, os discursos de Francisco Benante e de "Nino" Vieira.

Após a cerimónia de cumprimentos ao novo presidente, "Nino" Vieira seguirá na viatura presidencial para a sua residência, já como o sexto chefe de Estado da Guiné-Bissau em 32 anos de independência.

Luís Cabral (1973/1980) foi o primeiro presidente da Guiné- Bissau, seguido pelo próprio "Nino" Vieira (1980/99), Malam Bacai Sanhá (interino, 1999-2000,), Kumba Ialá (2000/03) e Henrique Rosa (interino, 2003-05).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem