As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Nino» regressa a Bissau na véspera de tomada de posse
- 30-Sep-2005 - 19:13


O presidente eleito da Guiné-Bissau regressou hoje a Bissau, após cerca de duas semanas no estrangeiro, tendo-se declarado "preparado" para a sua tomada de posse, que decorrerá sábado de manhã na nova sede do parlamento guineense.


Com mais de cinco horas de atraso em relação ao horário avançado pelos seus colaboradores, João Bernardo "Nino" Vieira foi parco em palavras à sua chegada ao aeroporto de Bissau, onde era aguardado pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) guineense, major general Tagmé Na Waie, e pelo ex-presidente Kumba Ialá.

"Regressei ao país para, claro, tomar posse. Estou preparado para o fazer e estou muito satisfeito", disse aos jornalistas "Nino" Vieira, rodeado por dezenas de seguranças, que o escoltaram no percurso entre o pequeno aparelho das Linhas Aéreas das Canárias, procedente de Conacri, e a sua viatura, onde entrou também Kumba Ialá.

Todo o aeroporto esteve, entre as 10:30 e as 15:45 locais (11:30 e 16:45 em Lisboa), sob rigorosas medidas de segurança, contando-se mais de uma centena de militares, fortemente armados, até porque, momentos antes, partiram o voo semanal da TAP-Air Portugal e diário da Air Senegal.

No voo da companhia aérea senegalesa chegou também à Guiné- Bissau Kumba Ialá, ausente no estrangeiro há mais de um mês, bem como o governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), Charles Konan Banny.

Nenhum membro do governo esteve no aeroporto à chegada de "Nino" Vieira, que toma posse no sábado como sexto presidente da Guiné- Bissau em 32 anos de independência.

Para a cerimónia de tomada de posse, que decorrerá na nova sede da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), num edifício denominado Palácio de Colinas de Boé, estão a ser ultimados os preparativos.

De Marrocos, a bordo de um avião militar Hércules C-130, chegou hoje um carregamento de mais de 30 toneladas de material para decorar o local da tomada de posse, desde tapetes, passadeiras e todo o material necessário para o beberete que se seguirá à cerimónia.

Em Bissau, há centenas de trabalhadores que estão a limpar as ruas, cujos buracos das vias principais estão a ser reparados em tempo recorde, enquanto os relvados adjacentes às principais avenidas estão também a ser alindados.

Na capital guineense nota-se ainda um reforço da segurança, com centenas de militares fortemente armados nas ruas desde quinta- feira.

Para a cerimónia, que será transmitida em directo pela Rádio Televisão da Guiné-Bissau (RTGB), com o apoio de cinco técnicos da sua congénere portuguesa, RTP, que chegaram hoje ao país, está já tudo preparado, garantiu hoje a comissão organizadora do acto.

No entanto, há ainda muitas reservas quanto ao número de chefes de Estado estrangeiros que estarão presentes na tomada de posse, havendo notícia de que dos 17 convidados, só o Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, deverá deslocar-se a Bissau.

Portugal, em nome de Jorge Sampaio, estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral, que chega sábado de manhã, momentos antes do início da cerimónia.

Freitas do Amaral, que pernoitará na ilha do Sal, em Cabo Verde, tem a chegada prevista para as 09:30 locais (10:30 em Lisboa), e será acompanhado pela ministra da Justiça de Cabo Verde e adjunta do primeiro-ministro, Cristina Fontes Lina, que representará o presidente Pedro Pires.

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, também não participa na cerimónia de tomada de posse de "NinoÈ Vieira, fazendo-se representar por João Lourenço, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, de acordo com um comunicado da presidência angolana hoje divulgado em Luanda.

As diferentes delegações começaram entretanto a chegar a Bissau e, além de Konan Banny, aterraram hoje em Bissau o secretário- executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o diplomata cabo-verdiano Luís Fonseca, bem como o presidente do Conselho de Ministros da organização lusófona, Ovídeo Pequeno, chefe da diplomacia são-tomense, em representação do Presidente da República, Fradique de Menezes.

Como convidado para a cerimónia chegou também a Bissau uma delegação de dois administradores da empresa petrolífera portuguesa GALP Internacional, liderada por Fernando Gomes e que inclui também Carlos Bayan Ferreira, bem como um dos administradores do Banco Mundial (BM) para África, o guineense Paulo Gomes.

Entretanto, e em cerimónias separadas e breves, o presidente cessante da transição guineense, Henrique Rosa, despediu-se hoje do executivo de Carlos Gomes Júnior e dos membros do governo, bem como de várias personalidades de organismos internacionais e do corpo diplomático.

Numa curta intervenção, Henrique Rosa, empossado a 28 de Setembro de 2003, 14 dias após o golpe de Estado que destituiu o regime de Kumba Ialá, agradeceu todo no apoio que teve no desempenho da sua missão.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem