As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ampliar a cooperação com o Brasil na área educacional
- 2-Oct-2005 - 21:34


O presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou hoje, no terceiro dia da sua visita oficial ao Brasil, que planeia intensificar o programa de cooperação entre os dois países, nomeadamente na área da educação.


"Já temos uma cooperação na área universitária com o Brasil, falta agora ampliar essa cooperação também para a área da formação técnica secundária", disse o presidente de Cabo Verde durante uma visita ao Memorial da América Latina, em São Paulo.

Pedro Pires avançou que pretende discutir com o presidente Lula da Silva, em Brasília, "instrumentos que possam facilitar as relações entre o Brasil e Cabo Verde".

O presidente de Cabo Verde lembrou que uma das prioridades da política externa do Governo de Lula da Silva é exactamente a aproximação com os países africanos.

"Espero que minha visita ao Brasil sirva para desbravar caminhos e ideias para consolidar as relações económicas e académicas entre os dois países", afirmou Pedro Pires.

"É preciso construir um movimento com o objectivo de rentabilizar e de ampliar as afinidades históricas entre Brasil e Cabo Verde", salientou o presidente.

Pedro Pires avançou que a companhia aérea de Cabo Verde - TACV - estuda neste momento o início de operação de um segundo voo semanal para Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

"A empresa aérea de Cabo Verde está em fase de expansão e poderá iniciar mais um voo para o Brasil, caso seja rentável", revelou Pedro Pires.

A possibilidade de os TACV iniciarem um segundo voo para Fortaleza foi um dos temas do encontro entre Pedro Pires e o governador do Ceará, Lúcio Ancântara, que decorreu sexta-feira, primeiro dia da visita ao Brasil.

Pedro Pires chegou sábado a São Paulo e hoje, terceiro dia da deslocação, que incluirá três estados e Brasília, o presidente de Cabo Verde conheceu as instalações do Memorial da América Latina.

Inaugurado em 1989, o complexo está localizado na zona Oeste da cidade de São Paulo e alberga diversos edifícios, entre museus, auditórios e a sede do Parlamento Latino-Americano.

"O Memorial representa o que devemos preservar: a memória do passado, ao mesmo tempo que homenageia os povos latino-americanos que deram o melhor de si para o futuro da humanidade", salientou Pedro Pires.

O presidente do Memorial, Fernando Lessa, realçou que a instituição tem como objectivo homenagear os movimentos de libertação dos povos da América Latina.

"Essa instituição tem muitas afinidades com o presidente Pedro Pires, que foi o líder da libertação de seu povo, da independência de Cabo Verde", afirmou Fernando Lessa.

O presidente de Cabo Verde participa ainda hoje num encontro com estudantes universitários na Associação Cabo-Verdiana de Santo André, na região metropolitana de São Paulo.

Pedro Pires reúne-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, na segunda-feira, seguindo depois para Brasília, onde será recebido com honras militares.

Na capital brasileira, o presidente cabo-verdiano terá encontros na terça-feira com Lula da Silva, e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

Pedro Pires fará também uma palestra no Instituto Rio Branco, em que destacará as relações entre os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na terça-feira à noite, o presidente de Cabo Verde participa num jantar com a comunidade cabo-verdiana, em Brasília.

No dia seguinte, quarta-feira, Pedro Pires reúne-se com embaixadores do grupo africano, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde tem encontro com a governadora do Estado, Rosinha Garotinho.

Do Rio de Janeiro, Pedro Pires volta a Fortaleza, de onde regressa a Cabo Verde.

Dados oficiais mostram que as exportações do Brasil para Cabo Verde no primeiro semestre deste ano foram de 11,8 milhões de dólares (9,7 milhões de euros) contra importações de apenas 22 mil dólares (18,2 mil euros).

No ano passado, as vendas de produtos brasileiros para Cabo Verde representaram 16,6 milhões de dólares (13,7 milhões de euros) face a importações de 23 mil dólares (19 mil euros).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem