As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Lula e Pedro Pires reafirmam interesse em ampliar relações
- 5-Oct-2005 - 14:13


Os presidentes do Brasil e de Cabo Verde reafirmaram a vontade dos dois países reforçarem as relações económicas e de cooperação, a intensificar com o aumento das ligações aéreas entre o arquipélago africano e a cidade de Fortaleza.


"Nos últimos anos as relações entre nossos países tornaram-se mais intensas, mais diversificadas e, sobretudo, de grande confiança", afirmou Pedro Pires num discurso no Itamaraty, em Brasília, destacando o intercâmbio de Cabo Verde com o Estado do Ceará, no Nordeste do Brasil.

A companhia aérea de Cabo Verde - TACV - vai iniciar em breve um segundo voo semanal para Fortaleza, capital do Ceará, o que vai estimular novas oportunidades de negócios.

O Ceará é hoje um dos destinos preferidos dos cabo-verdianos, especialmente de comerciantes que vêm comprar produtos para revenda, contribuindo para abastecer o arquipélago, que importa quase tudo o que consome.

Prova deste potencial de comércio é o aumento das exportações cearenses para Cabo Verde, que cresceram de 11,8 mil dólares (9,9 mil euros) em 1999 para 3,1 milhões de dólares (2,6 milhões de euros) em 2004.

Em Novembro, o governo do Ceará vai enviar uma missão comercial ao arquipélago africano para participar na Feira Internacional de Negócios na cidade de Mindelo e em encontros empresariais na Praia.

Pedro Pires, que chegou ao Brasil sexta-feira, foi recebido no Palácio do Planalto e no Itamaraty pelo seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores.

Lula da Silva disse que o Brasil está empenhado também em ampliar as suas importações de Cabo Verde e que os empresários brasileiros estão atentos às possibilidades que o país oferece como "porta de entrada para o mercado do Oeste africano".

O presidente brasileiro elogiou os investimentos em curso na ampliação da infra-estrutura viária e portuária cabo-verdiana e destacou ainda a parceria entre os dois países para a instalação da primeira universidade pública de Cabo Verde, prevista para 2006 ou 2007.

"O governo e a sociedade brasileira estão empenhados no projecto de criação da primeira universidade pública de Cabo Verde e também queremos cooperar na alfabetização e na capacitação técnica de jovens cabo-verdianos", sublinhou Lula.

Os dois presidentes ressaltaram o empenho em ajudar o povo da Guiné-Bissau a "reencontrar o caminho da paz e da reconciliação".

O presidente Lula da Silva disse ainda que "o Brasil continuará apoiando a entrada, em condições eqüitativas, de Cabo Verde na Organização Mundial do Comércio" (OMC).

Nesta segunda visita ao Brasil durante o mandato de Lula da Silva, Pedro Pires encontrou-se também com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim.

Hoje o presidente cabo-verdiano reunir-se-á com os embaixadores do grupo africano e deverá defender o apoio à reivindicação do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No início de Agosto, a União Africana (UA) rejeitou endossar a proposta do Grupo dos Quatro (G-4) - Brasil, Índia, Alemanha e Japão - sobre a reforma do Conselho de Segurança, que defendia mais seis assentos permanentes, sem direito a veto.

Os líderes da UA decidiram, durante a cimeira de Adis Abeba, na Etiópia, ratificar a sua própria proposta, que prevê duas vagas permanentes para África com poder de veto.

De Brasília, Pedro Pires, que já visitou Fortaleza e São Paulo, segue para o Rio de Janeiro onde vai encontrar-se com a governadora do Estado, Rosinha Garotinho.

O presidente cabo-verdiano volta depois a Fortaleza, de onde partirá para Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem