As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Fundação Amílcar Cabral tem sede própria em zona histórica da Praia
- 5-Oct-2005 - 16:16


A Fundação Amílcar Cabral (FAC) já tem sede própria na cidade da Praia, tendo recebido terça-feira, do governo do arquipélago, as chaves de um prédio antigo, completamente remodelado, situado na parte histórica da capital cabo-verdiana.


O prédio, considerado igualmente património histórico da cidade e cedido a título gratuito pelo Estado, sofreu beneficiações orçadas em cerca de 45 mil euros, passando a ter condições para albergar, "com dignidade" todos os serviços da fundação.

A opinião é do presidente da FAC e antigo chefe de Estado cabo-verdiano e companheiro de luta de Amílcar Cabral Aristides Pereira, para quem a obra e o pensamento do patrono da fundação "continuam a constituir um importante património de Cabo Verde e do continente africano".

A FAC tem mantido ao longo dos anos um trabalho de pesquisa e divulgação da obra de Cabral, fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), considerado o "pai" das independências de Cabo Verde e Guiné- Bissau.

Aristides Pereira acredita ainda que a nova sede contribuirá igualmente para que a fundação venha a dispor de uma entidade "de excelência" especializada em estudos africanos e "capaz de reforçar o capital intelectual e científico" do país.

Esta convicção é partilhada pelo primeiro-ministro cabo- verdiano, que presidiu à inauguração da nova sede da FAC, tendo afirmado esperar que as condições oferecidas pela nova sede contribuam para "um melhor conhecimento" da obra de Amílcar Cabral.

José Maria Neves aproveitou a ocasião para render uma "merecida homenagem" ao pensamento daquele que é considerado o "fundador da nacionalidade" cabo-verdiana e que, no seu entender, não oferece respostas a todas as questões que se colocam ao desenvolvimento de cabo Verde, mas "ajuda a encontrar" essas respostas.

A nova sede da Fundação Amílcar Cabral fica situada no "Plateau", zona histórica da cidade da Praia, a poucos metros do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), também instalada num edifício antigo recentemente remodelado com financiamento da cooperação portuguesa.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem