As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
João Cravinho visita arquipélago com cooperação e Electra na agenda
- 12-Oct-2005 - 16:19


O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal visita oficialmente Cabo Verde na próxima semana com a cooperação bilateral e o "caso" Electra na agenda, anunciou fonte diplomática no arquipélago.


Embora as datas não sejam ainda oficiais, João Cravinho deverá permanecer no arquipélago entre segunda e quarta-feira, para abordar com as autoridades cabo-verdianas aspectos da cooperação bilateral e, sobretudo, o "caso" Electra, a Empresa de Energia e Água de Cabo Verde, comparticipada em 51 por centro pela Electricidade de Portugal (EDP) e Águas de Portugal (AdP).

O "dossier" Electra assume especial relevância, porque os constantes "apagões" que afectam, há cerca de dois meses, a capital cabo-verdiana estão a provocar críticas à actuação das empresas portuguesas, tanto por parte da sociedade civil como no meio político, incluindo o governo de José Maria Neves.

Em causa estão, segundo as críticas apontadas à Electra e aos sócios maioritários, o incumprimento das condições do caderno de encargos aquando da privatização, em 1999, nomeadamente a alegada falta de investimento na produção e distribuição energética.

No entanto, por parte da Electra, o argumento aponta em sentido contrário, porquanto o que está em causa para a efectivação dos investimentos exigidos pelo governo é a recusa por parte do executivo cabo-verdiano em aceitar a actualização das tarifas e os prejuízos acumulados por essa via, bem como as dívidas do Estado à empresa.

A constante escalada dos preços dos combustíveis, tendo em conta que quase 100 por cento da energia é produzida por grupos de geradores, é apontada como a primeira razão para a agudização do problema.

Por entre ameaças de voltar a nacionalizar a Electra, as duas partes, empresa e governo cabo-verdiano, estão em negociações para encontrar uma plataforma de entendimento que permita evitar uma situação de ruptura, sendo a visita de João Cravinho apontada como uma oportunidade para dar mais um passo para a solução da "crise".

Durante a sua estada em Cabo Verde, a primeira de Cravinho desde que assumiu o cargo de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, o governante português deverá reunir-se com o seu homólogo cabo-verdiano, com o primeiro ministro e também com o Ministro da Economia, João Pereira da Silva, que esteve recentemente em Portugal para discutir com o governo de Lisboa o "caso" Electra.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem