As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Reunião da CPLP para fazer o ponto da situação
- 19-Feb-2003 - 11:41

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne-se de hoje a sexta-feira, em Lisboa, na sua VI Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação para fazer um "ponto de situação" dos projectos e actividades da organização.


Fonte da CPLP disse que a sessão contará com uma intervenção do secretário executivo da organização, João Augusto de Médicis.

Segundo a fonte, entre outros temas, serão discutidas a apresentação e aprovação de projectos para a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, este último no que respeita a um programa de apoio ao combate ao HIV/Sida, que terá, contudo, de ser submetido ao Fundo Especial da CPLP.

A reunião, que termina sexta-feira com uma conferência de imprensa às 12:00, conta com a presença de representantes dos oito Estados membros da organização - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As maiores delegações são a portuguesa e brasileira, que contam com sete elementos cada, sendo a primeira liderada pelo presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, Luís Almeida Sampaio, e a segunda pelo embaixador Marco Naslausky, director-geral da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

A delegação de Angola é liderada pelo director adjunto do Gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Oliveira Encoge, enquanto a de Cabo Verde é chefiada por Goretti Lima, "Desk Officer" da Direcção Geral da Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Da Guiné-Bissau vem Manuel Correia, director-geral dos Assuntos Políticos e Cooperação Internacional do MNE, e de Moçambique Mário Ngwenya, director-geral dos Assuntos Jurídicos e Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A delegação de São Tomé e Príncipe é liderada por Ana Paula Alvim, técnica da Direcção dos Assuntos Multilaterais e Ponto Focal da Cooperação da CPLP, e a de Timor-Leste é chefiada por Natércia Coelho da Silva, da Divisão dos Assuntos Multilaterais do MNE timorense.

Adelino Manuqueta, antigo embaixador da Guiné-Bissau em Portugal e actual representante guineense na CPLP, não estará presente na reunião de Lisboa, dado que está impedido de abandonar do país na sequência de ordens dadas nesse sentido pelo presidente Kumba Ialá.

As razões de tal impedimento não são conhecidas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem