Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Lula da Silva aposta no aumento do comércio UE - América do Sul
- 13-Oct-2005 - 15:10


O Presidente do Brasil, Lula da Silva, realçou hoje, no Porto, a importância das relações entre o seu país e Portugal para um avanço "o mais depressa possível" das trocas comerciais entre a União Europeia e a América do Sul.


O presidente brasileiro reafirmou que Portugal pode funcionar como "porta de entrada" do seu país no mercado da União Europeia, mas salientou que também o Brasil pode ser uma oportunidade para Portugal e os europeus em geral penetrarem na ainda em formação região económica da América do Sul (Mercosul).

Lula da Silva falava na inauguração do Seminário Económico Empresarial que decorre paralelamente à VIII Cimeira Luso-Brasileira, que terá lugar até meio da tarde de hoje na Fundação de Serralves.

O chefe de Estado brasileiro disse que essa região está ainda a criar as condições para uma maior fluidez interna, através da construção de infra-estruturas como estradas entre as costas do Atlântico e do Pacífico, portos e mar e aeroportos, mas proporciona já as condições para um aumento do investimento internacional.

Para tal, defendeu Lula da silva, empresários portugueses e brasileiros devem apostar numa lógica de parceria e de diálogo através de uma lógica de criação de empresas de capitais comuns.

"Se Portugal e o Brasil conhecem os atalhos nas suas próprias regiões, eles devem ser usados em vantagem comum", disse o presidente brasileiro, incentivando a uma "diversificação das trocas comerciais e das parcerias".

Lula da Silva garantiu que há muito que a economia brasileira não apresentava tão boas condições para acolher investimentos estrangeiros, nomeadamente portugueses.

O presidente brasileiro garantiu que a economia brasileira "não é excludente, mas sim baseada numa visão pragmática", como o provam os acordos que têm vindo a ser firmados com países de África e Médio Oriente e com economias emergentes como a China, a Rússia e a Índia.

De acordo com Lula da Silva, o Brasil foi capaz nos últimos anos de ultrapassar vários "paradoxos" que marcaram até então a sua economia, sendo agora capaz de "crescer sem inflação, aumentando as exportações sem asfixiar o seu mercado interno".

"Estamos convencidos de que o Brasil está preparado para um novo ciclo de crescimento", disse.

Apesar das eleições presidenciais previstas para o próximo ano no seu país, presidente brasileiro garantiu que o Governo não tomará qualquer "medida que ponha em causa a chance do Brasil ser definitivamente um país desenvolvido".

"O Brasil já teve muita pirotecnia, muitos mágicos. A economia não tem mágica, tem responsabilidade", sublinhou.

Na cerimónia inaugural do seminário foi ainda assinado um protocolo de cooperação e troca informativa entre associações empresariais dos dois países, que permitirá a criação do Fórum Empresarial Brasil-Portugal, e foi feita a apresentação dos objectivos da abertura de uma delegação do banco do Brasil na cidade do Porto.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem