As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
BM aconselha parceiros a adoptarem modalidade de ajuda orçamental
- 13-Oct-2005 - 18:46


O Banco Mundial (BM) vai aconselhar todos parceiros de Cabo Verde a aderirem à modalidade de ajuda orçamental para a concessão dos seus apoios ao desenvolvimento do arquipélago, anunciou hoje uma responsável daquela instituição financeira internacional.


No final de uma missão de avaliação da gestão da ajuda orçamental concedida a Cabo Verde pelo BM, pela União Europeia (UE) e pela cooperação holandesa, Manuela Francisco, economista principal da missão, garantiu que os resultados aconselham a "generalização" dessa prática.

A avaliação refere-se aos seis primeiros meses de vigência do Memorando de Entendimento, assinado em Março, entre Cabo Verde e esses três parceiros, cujos apoios eram sujeitos, até então, a um seguimento e controlo directo pelos financiadores dos projectos a que os apoios se destinavam.

O primeiro balanço, que terminou hoje, é "muito positivo", considerou aquela especialista do Banco Mundial, adiantando que houve "imensos avanços" em todos os projectos e programas em curso que visam, globalmente, a redução da pobreza em Cabo Verde.

"Registámos ganhos substanciais nos sectores de justiça, saúde, educação e protecção social", afirmou Manuela Francisco, que também destacou o "bom desempenho" conseguido ao nível da gestão das contas públicas e da actualização da base de dados dos funcionários públicos.

Também houve resultados "bastante positivos" em relação ao encerramento das contas do Estado e à sua informatização, o que levou a missão do BM a aconselhar, no seu relatório, a adesão de outros parceiros de cabo Verde à modalidade de ajuda orçamental.

A Comissão Europeia (CE), através do representante da União Europeia (UE) em Cabo Verde, manifestou-se igualmente "muito satisfeita" com os resultados alcançados uma vez que em todas as áreas os avanços são, na sua opinião, "visíveis".

"A experiência de gestão da ajuda orçamental pelo governo de Cabo Verde pode considerar-se um modelo", opinou Eduardo Sorribes Manzana, adiantando que, por isso mesmo, ela "pode e deve ser alargada" a outros países em vias de desenvolvimento.

Outro parceiro signatário do memorando de entendimento é a cooperação holandesa, cujo representante na missão de avaliação, Erik-Jan van Oosterhout, elogiou os "excelentes resultados" conseguidos na gestão dos projectos ligados ao ambiente, sector de concentração da ajuda dos Países Baixos.

A unanimidade na avaliação feita é motivo de "satisfação e orgulho" para o governo cabo-verdiano, cujo ministro das Finanças e do Planeamento, João Serra, adiantou tratar-se de um "forte encorajamento" e do reconhecimento das "enormes vantagens" que a ajuda orçamental traz à governação do país.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem