As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde

Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

- 14-Oct-2005 - 12:07


«A AES Eletropaulo é a mais nova parceira do projeto Estação da Luz da Nossa Língua, museu sobre o idioma que será instalado no prédio da Estação da Luz, no centro de São Paulo. Também chamado de Museu da Língua Portuguesa, este novo espaço cultural deve ser entregue à população até dezembro.»


«Este projeto é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho e além da AES Eletropaulo tem o apoio das seguintes organizações: IBM, Petrobrás, Empresa de Correios e Telégrafos, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Instituto Vivo, BNDES e Votorantim.

O museu - Falada em oito países (Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Angola, Brasil e Timor Leste), e nas regiões de Macau (China), Goa (Índia) e Galiza (Espanha), a língua portuguesa é hoje o quinto idioma do mundo. O português falado no Brasil adquiriu características próprias e vários fatores contribuíram para isso: os ciclos migratórios e as 181 línguas indígenas brasileiras são alguns dos mais importantes.

Único museu da língua em todo o mundo, o espaço abrigará exposições sobre nosso idioma e outros que influenciaram o português brasileiro. Assim que entrar no museu, o visitante poderá interagir com uma instalação da diretora artística do projeto, Bia Lessa. Em seguida, para chegar aos demais andares, o visitante passará por outra instalação - dentro de um elevador - criada pelo poeta e antropólogo Antônio Risério, em parceria com o poeta e compositor Arnaldo Antunes, batizada de "Árvore da Língua".

Todos os ambientes - o auditório, a Praça da Língua, a Grande Galeria, a Galeria das Influências, a Linha do Tempo e a Mesa de Etimologia - seguem a linha de unir informação à tecnologia, seja com multimídia ou com suportes audiovisuais.

Antes mesmo de ficar totalmente pronto, o museu já estará oferecendo capacitação de professores da rede estadual de ensino. A meta é capacitar, ainda este ano, 300 grupos de trabalhos, 4.800 professores, com seminários, video-conferências, roteiros e apoio permanente da equipe de lingüístas formada por profissionais das universidades públicas do Estado.

Maiores informações consultar o site: http://www.estacaodaluz.org.br»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem