As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Nino escolhe pai do primeiro-ministro para o Conselho de Estado
- 18-Oct-2005 - 14:10


O pai do actual primeiro-ministro da Guiné-Bissau foi escolhido pelo presidente guineense como um dos cinco cidadãos que vão integrar o próximo Conselho de Estado, segundo um decreto de João Bernardo "Nino" Vieira.


Além de Carlos Domingos Gomes, pai de Carlos Gomes Júnior, chefe do executivo e líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), "Nino" Vieira escolheu mais quatro cidadãos, incluindo Liuna Nandiba.

Nandiba, que foi deputado do Partido da Renovação Social (PRS), maior força da oposição, foi um dos parlamentares mais mediáticos em anteriores legislativas, sobretudo pelas suas tomadas de posição anti-portuguesas e que defendeu o fim das emissões da RDPÁfrica e da RTPÁfrica do país.

Os restantes três membros, dos cinco que o presidente da República designa para o Conselho de Estado, são o actual presidente do Comité de Sector de Caio, Paulino Gomes, o líder muçulmano "Aladje" Sambudjam e a empresária Adja Aminata Baba.

Em relação à escolha de Carlos Domingos Gomes, fonte da Presidência guineense disse à Agência Lusa que são públicas as divergências com Carlos Gomes Júnior, que datam de 1994, quando pai e filho se posicionaram em campos opostos nas eleições gerais de então.

Empresário, candidato às presidenciais em 1994, antigo alto dirigente do PAIGC, Carlos Domingos Gomes era proprietário de um vasto "império comercial" e a sua "lealdade" ao actual presidente, mesmo depois de "Nino" Vieira ter sido derrubado na sequência do conflito militar de 1998/99, nunca foi posta em causa.

Segundo a Constituição guineense, o Conselho de Estado é liderado pelo Presidente da República e integra também, por inerência de funções, o presidente do parlamento, Francisco Benante, o primeiro- ministro, Carlos Gomes Júnior, e a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Maria do Céu Monteiro.

Este órgão de consulta do chefe de Estado integra ainda representantes de cada um dos partidos políticos com assento parlamentar e cinco cidadãos escolhidos pelo Presidente da República, que os empossa.

Por outro lado, também num decreto presidencial, "Nino" Vieira nomeou João Cardoso como seu Director de Gabinete, cargo com direitos e regalias idênticos ao de ministro.

João Cardoso, empresário e várias vezes ministro em governos de "Nino" Vieira, já exercia interinamente esse cargo, que assegura o apoio director e a assessoria técnica do chefe de Estado.

Aguarda-se, para breve, a nomeação de todos os assessores de "Nino" Vieira, que continua a trabalhar a partir da sua residência privada, em Bissau, até ao final das obras de remodelação que decorrem na Presidência da República.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem