As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Banco Mundial vai reforçar Orçamento Estado com 8,3 milhões de euros
- 19-Oct-2005 - 20:01


O Banco Mundial (BM) vai disponibilizar 10 milhões de dólares (8,3 milhões de euros) para apoiar o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2006 da Guiné-Bissau, indicou hoje na capital guineense um alto responsável desta instituição financeira mundial.


Gobind Nankani, director-adjunto do BM para quatro países da África Ocidental, falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, com quem acertou também aspectos relacionados com a Mesa Redonda com o doadores, prevista para o início de Dezembro, em Bruxelas.

Nankani, cuja missão que lidera permanecerá cerca de semana e meia em Bissau, manifestou, mais uma vez, "satisfação" pelo desempenho macroeconómico do país e indicou que o banco Mundial está "disponível para apoiar projectos de reabilitação ou construção de infra-estruturas.

Aquele responsável do Banco Mundial, que detém os projectos económicos e financeiros da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Gâmbia e Senegal destacou os esforços feitos pelo Executivo guineense na "actual reforma profunda" de toda a administração do Estado, sublinhando que tal traduz "um clima de confiança importante" para a mesa redonda.

Durante a sua estada em Bissau, a missão do BM terá encontros com o presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, e reuniões de trabalho com os ministros guineenses da Economia, Issufo Sanhá, e das Finanças, João Fadiah.

Nos próximos dias deverá também chegar a Bissau uma outra delegação, esta do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Harry Snoek, responsável desta instituição para os projectos na Guiné-Bissau.

Em relação ao OGE para 2006, a agência Lusa apurou junto de fonte ligada ao processo que já foi entregue a proposta ao governo e que será agora analisada pelas missões do BM e do FMI, de forma a ser debatida na próxima sessão plenária da Assembleia Nacional Popular (ANP, Parlamento), prevista para Novembro.

Fonte do Ministério da Economia guineense não adiantou, para já, o montante do orçamento, sublinhando que há aspectos técnicos que terão ainda de ser analisados antes de se formalizar o pedido para o respectivo debate e votação no Parlamento.

A mesa redonda dos doadores esteve inicialmente prevista para Setembro de 2004.

No entanto, o atraso nos seus preparativos levou ao adiamento para finais de Outubro desse ano.

A sublevação militar de 06 de Outubro de 2004 veio deitar por terra o encontro, tendo Portugal preparado e organizado em Janeiro deste ano uma "mini-cimeira" de doadores, que permitiu criar uma "bolsa de oxigénio" às autoridades guineenses, que se debatiam com falta de liquidez no Fundo de Gestão Económica de Emergência, criado após o golpe de Estado de Setembro de 2004.

Segundo Fadiah, a Guiné-Bissau está a braços com uma dívida externa no valor de 1.000 milhões de dólares (cerca de 800 milhões de euros), tendo ainda uma outra, interna, de 50.000 milhões de francos CFA (cerca de 76,3 milhões de euros).


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem