As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Portugal vai financiar construção da reitoria da futura universidade
- 19-Oct-2005 - 20:10


Portugal vai financiar a construção da reitoria da futura Universidade Pública de Cabo Verde, podendo esse financiamento ser integral, anunciou hoje na Cidade da Praia o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português.


Na recta final da visita oficial de três dias que João Gomes Cravinho está a realizar a Cabo Verde, a questão do financiamento da construção da reitoria da futura Universidade Pública de Cabo Verde, um dos projectos mais emblemáticos do arquipélago, foi considerado pelo Governo cabo-verdiano como "um monumento à cooperação entre os dois países".

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Domingos Pereira Mascarenhas, na conferência de imprensa conjunta sobre a visita do governante português ao arquipélago, afirmou que a manifestação de vontade de Portugal em apoiar a construção da reitoria "é um monumento à cooperação e ao desenvolvimento das relações bilaterais".

Mesmo antes de abandonar o país, João Gomes Cravinho, em conjunto com a ministra da Educação cabo-verdiana, Filomena Martins efectuou uma visita aos terrenos onde o edifício poderá ser construído.

João Gomes Cravinho, durante as quase 72 horas que permaneceu em Cabo Verde, manteve encontros alargados com diversos membros do governo cabo-verdiano, incluindo o primeiro ministro, José Maria Neves, e o Presidente da República, Pedro Pires, tendo visitado os mais importantes projectos da cooperação portuguesa na ilha de Santiago.

Gomes Cravinho e os governantes cabo-verdianos mantiveram ainda conversações sobre o polémico caso Electra, a única empresa de electricidade e água do país, participada em maioria pelo consórcio português EDP e Águas de Portugal(AdP), alvo de acesas críticas por causa dos constantes apagões que nos últimos meses afectaram a capital do arquipélago.

Gomes Cravinho afirmou, sobre este assunto, que os governos estão empenhados na procura de soluções, mas defendeu que o problema deve ser "contextualizado".

"O assunto deve ser encarado com respeito pela lógica empresarial, que está subjacente a esta questão, com vontade mútua em evitar a extrapolação para outros domínios que não nos dizem respeito, mantendo a atenção na convicção de que soluções serão encontradas, no curto e médio prazo", disse.

Pelo lado cabo-verdiano, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros defendeu, tal como Cravinho já tinha afirmado à Lusa na segunda-feira, que o "caso" Electra não vai manchar as "quase perfeitas" relações entre os dois países.

"A parceria entre Cabo Verde e Portugal está a funcionar muito bem e com perspectivas muito boas e, neste quadro de excelência, não podemos permitir que o problema da Electra manche esse quadro. Daí o cuidado com que os dois governos estão a enfrentar a questão", disse.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem