As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Exercícios militares recriam siuação de conflito em Cabo Verde
- 21-Oct-2005 - 15:26


Os exercícios militares anuais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominados "Felino", decorrem este ano em Cabo Verde, a partir de segunda-feira, na modalidade de posto de comando, sem intervenção de tropas no terreno.


O Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) de Cabo Verde apresentou hoje o esquema para os cinco dias do "Felino 2005", que terá como cenário ficcionado a ilha de Santiago, onde foi recriado um mapa constituído por quatro países, dois dos quais atravessam uma situação de conflito.

Os quatro países ficcionados são Angra, Seneguma, Macati e Cabo Verde, constando o exercício de uma intervenção da CPLP, por incumbência da ONU, para criar condições de manutenção de um acordo de paz entre Angra e Seneguma, depois de tentativas expansionistas de Seneguma sobre Angra.

Participam nestes "jogos de guerra" cerca de 60 oficiais dos oito países da CPLP, incluindo 32 de Cabo Verde, 12 de Portugal e cinco do Brasil, que constituem o grosso do "contingente".

Os exercícios vão ter lugar num posto de comando recriado no Instituto Superior de Educação da Praia e todo o cenário terá um suporte informático.

O tenente-coronel Jorge Paulo Monteiro, do EMFA cabo-verdiano, oficial responsável por toda a operação, explicou à Lusa que a edição de 2005 do "Felino" tem por objectivo aperfeiçoar a capacidade de resposta de uma força conjunta e composta da CPLP (Exército, Marinha e Força Aérea dos oito países) a uma situação de apoio à paz e ajuda humanitária.

Todo o exercício está a ser delineado pelo EMFA cabo-verdiano, sendo o Estado de Cabo Verde a financiar os respectivos custos, cerca de 27 mil euros, excluindo as passagens dos participantes até ao local.

Os oficiais da CPLP que vão estar no posto de comando do "Felino 2005" integram o batalhão que, na ficção criada para o exercício, foi constituído para, ao serviço da ONU, proporcionar o cumprimento de um acordo de paz entre dois estados em conflito.

O sistema informático que vai proceder à gestão de informação a utilizar foi desenvolvido e edificado pelo Instituto de Altos Estudos Militares do Exército Português e pelo Instituto de Estudos Superiores Militares.

Desde o arranque da "Felino", Portugal foi o palco dos exercícios em 2000 e 2001, na modalidade FTX (com evolução de tropas no terreno), em 2002 decorreram no Brasil, também na modalidade FTX, em 2003 coube a Moçambique organizar os exercícios militares da CPLP, desta feita na modalidade CPX (posto de comando), sem tropas no terreno, e em 2004 foi Luanda a organizar, regressando aqui a modalidade de unidades no terreno.

Para 2006, o "Felino" vai ter novamente unidades no terreno e decorrerá no Brasil.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem