As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Brasil e Portugal ajudam Justiça dos países lusófonos
- 26-Oct-2005 - 15:58


O presidente do Supremo Tribunal de Justiça português, José Moura Nunes da Cruz, disse, em Brasília, que o Brasil e Portugal têm "contribuído bastante" para unir e auxiliar a Justiça dos países de língua portuguesa.


"Os países da CPLP estão a trilhar um bom caminho e estão interessados em alargar as parcerias na área judicial", afirmou, citando como exemplo pedidos de cooperação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa para inspecções a juízes e fiscalização de tribunais.

Nunes da Cruz falava à Lusa na terça-feira, após a abertura do VI Fórum dos presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

O encontro decorre até à próxima quinta-feira, na capital brasileira, reúne os presidentes dos Supremos dos oito países da CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - além da região administrativa especial de Macau.

O presidente do STJ admitiu que um dos maiores problemas e motivo de queixas dos cidadãos portugueses é a lentidão da Justiça.

"Temos muitos processos e não conseguimos aplicar a justiça como deve ser, em tempo oportuno. E uma justiça que tarda não é justiça", assinalou.

De acordo com Nunes da Cruz, o governo português já está consciente da necessidade de dotar a magistratura de mais meios humanos e materiais para resolver o problema.

O presidente do STJ de Portugal defendeu ainda a autonomia do poder judicial.

"A autonomia existe e nunca desistiremos dela, porque a independência dos tribunais é a garantia e a segurança dos cidadãos.

Além de tudo, não há estado de direito que possa ter uma justiça que não seja independente", salientou.

Durante a abertura do fórum, em que participaram o ministro brasileiro da Justiça, Márcio Thomas Bastos, e o presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Nelson Jobim, foi feita uma homenagem póstuma ao ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Jorge Aragão Seia, falecido em Janeiro passado.

Nunes da Cruz agradeceu a homenagem prestada pelo presidente da Comissão Organizadora do Fórum, Raphael de Barros Monteiro Filho, e lembrou que Aragão Seia era "rigoroso no comportamento, austero na postura e determinado nos objectivos".

Esta VI conferência dos presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça tem como tema a capacitação dos magistrados.

O fórum pretende incentivar a troca de experiências entre os países e territórios de língua portuguesa, a cooperação técnica e académica e a harmonização de métodos e objectivos na tarefa de qualificar magistrados.

Após o fim dos trabalhos, os presidentes dos Supremos da CPLP serão recebidos pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem