As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Novo embaixador do Brasil apresenta credenciais
- 27-Oct-2005 - 19:00


O novo embaixador do Brasil em Bissau, João Batista Cruz, 61 anos, apresentou as cartas credenciais ao chefe de Estado guineense, João Bernardo "Nino" Vieira, a quem manifestou "total disponibilidade" para aprofundar as relações bilaterais.


"Espero poder contribuir para uma maior aproximação entre os dois países, em benefício comum, pois, até agora, a cooperação bilateral tem sido algo tímida", afirmou Batista Cruz, realçando as potencialidades que existem para a incrementar, sobretudo através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Falando aos jornalistas momentos após ter entregue a documentação que o acredita como novo embaixador do Brasil em Bissau, Batista Cruz considerou que a Guiné- Bissau está a atravessar um "período bastante interessante da sua História", que será "decisivo".

"A situação político-institucional de crise é um reflexo da democracia. A oposição e a contestação é um reflexo disso mesmo", sublinhou o diplomata brasileiro, que se encontra há cerca há três dias na Guiné-Bissau.

Natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, onde nasceu a 24 de Junho de 1944, o novo diplomata brasileiro substitui Artur Meyer, que se encontrava desde 1999 em Bissau, tendo regressado ao Brasil domingo último.

João Batista Cruz iniciou a carreira diplomática em 1976, como assistente da Divisão de Cooperação Intelectual, seguindo, um ano depois, para Port-of-Spain, na Trindade e Tobago, já como encarregado de Negócios.

Em idênticas funções esteve desde então nas embaixadas do Brasil em Atenas (Grécia), Tripoli (Líbia), Beirute (Líbano), Santiago do Chile (Chile), Montevideu (Uruguai), La Paz (Bolívia), Roma (Itália), Jacarta (Indonésia), Assunção (Paraguai), Cidade da Guatemala (Guatemala) e Dacar (Senegal), tendo desempenhado este último posto em 2004.

Desde 2004 que o novo diplomata brasileiro em Bissau se encontrava na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, ao mesmo tempo que dirigia a revista Diplomacia, Estratégia e Política, do Ministério das Relações Exteriores.

O Brasil foi um dos primeiros países a abrir uma representação diplomática na Guiné-Bissau, o que ocorreu em 1975, cerca de um ano depois de Portugal ter reconhecido a independência do país, a 10 de Setembro de 1974.

A independência da Guiné-Bissau foi proclamada unilateralmente pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) a 24 de Setembro de 1973.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem