As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Comunidade lusófona aprova projectos de cooperação com a Guiné-Bissau
- 21-Feb-2003 - 17:31

A VI reunião de pontos focais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) terminou hoje em Lisboa com a aprovação de três projectos de cooperação com a Guiné- Bissau no valor de 137 mil dólares (sensivelmente o mesmo valor em euros).


Em breve irão arrancar os projectos de apoio à modernização administrativa e científica da Faculdade de Direito de Bissau, de aquisição de material agrícola e formação específica para a plantação de arroz e de formação de delegados regionais da Inspecção-Geral do Trabalho guineense.

Segundo o Secretário Executivo da CPLP, João Augusto de Médicis, este auxílio, que será financiado através do Fundo Especial da CPLP, destina-se a "atender à conjuntura actual de crise" que se vive na Guiné-Bissau.

Manuel Correia, director-geral de Assuntos Políticos e Cooperação Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades da Guiné-Bissau, congratulou-se pelo apoio da comunidade da lusofonia.

Em declarações à Agência Lusa, aquele responsável mostrou-se convicto do "grande impacto" que os projectos hoje aprovados terão no país.

Também em discussão esteve o apoio da CPLP às eleições presidenciais na Guiné-Bissau, oficialmente marcadas para o próximo mês de Abril. Uma ajuda "positiva", segundo o representante guineense.

Para a próxima reunião de pontos focais, a decorrer em Lisboa em Julho, ficou adiada a discussão e eventual aprovação dos projectos de auxílio no combate ao HIV (que vai contar com o apoio das Nações Unidas), de governo electrónico e dos Centros de Excelência da Administração Pública (Maputo) e do Desenvolvimento Empresarial (Luanda).

Esta reunião de três dias, presidida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), foi "extremamente proveitosa" e terminou em "consenso nos grandes pontos em agenda", afirmou João Augusto de Médicis.

Marco Naslausky, director-geral da ABC, lembrou a importância destes encontros por permitirem a "discussão a nível técnico dos projectos" de cooperação multilateral.

Até ao ano passado com uma frequência anual, as reuniões de pontos focais passam a partir de 2003 a bianuais, conforme foi decidido na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Julho último.

Segundo o responsável máximo da delegação brasileira, a realização de duas reuniões por ano garantirá que "os projectos não sejam levados a instância superior sem o devido preparo", como vinha acontecendo até agora.

"A CPLP está consolidada, goza de credibilidade e é bem-vinda a sua acção de cooperação multilateral", afirmou o director da ABC.

Esta foi a primeira reunião de pontos focais em que participou Timor-Leste, que se fez representar por Natércia Coelho da Silva, da Divisão dos Assuntos Multilaterais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

As delegações de Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe foram lideradas, respectivamente, por Oliveira Encoge, Goretti Lima e Ana Paula Alvim, enquanto Moçambique fez-se representar por dois elementos da sua embaixada em Lisboa.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem