As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Transferência de poderes feita de forma administrativa
- 4-Nov-2005 - 19:07


A transferência de poderes para a nova chefia governamental da Guiné-Bissau foi hoje feita de forma administrativa, na ausência quer do actual primeiro-ministro, Aristides Gomes, quer do seu antecessor, Carlos Gomes Júnior.


A cerimónia, que esteve prevista duas vezes para quinta-feira, em horas diferentes, foi hoje presidida pelo secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, Osvaldo do Rosário, que entregou as chaves do edifício a Baciro Dabó, colaborador de Aristides Gomes.

Na sessão, que se prolongou por mais de duas horas, foi inventariado todo o material existente quer no gabinete do primeiro- ministro quer nos outros adstritos ao chefe do executivo, operação testemunhada pelo delegado do Ministério Público para a Região Autónoma de Bissau.

No início da cerimónia, Carlos Gomes Júnior encontrava-se na sede da força política que lidera, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que dista cerca de 100 metros das instalações onde funciona o gabinete do primeiro-ministro da Guiné- Bissau, localmente denominada "Primatura".

A transferência de poderes de Carlos Gomes Júnior, demitido a 28 de Outubro último através de um decreto presidencial, para Aristides Gomes, nomeado e empossado a 01 deste mês, esteve prevista em duas ocasiões para quinta-feira.

Na manhã desse dia, o acto esteve previsto para as 12:00 locais (mesma hora em Lisboa), mas seria adiado face à ausência de Carlos Gomes Júnior, que afirmou publicamente que não iria proceder à transferência de poderes por considerar "ilegal e inconstitucional" a nomeação de Aristides Gomes.

No entanto, e depois de uma conversa telefónica com o protocolo de Estado, Aristides Gomes marcou novamente a cerimónia para as 18:00 do mesmo dia, mas a falta de energia eléctrica e de um representante do Ministério Público levou a um novo adiamento, desta feita para hoje.

Entretanto, fonte da Presidência da República indicou hoje que o elenco governamental deverá ser conhecido "em breve", tal como referiu quinta-feira Aristides Gomes.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem