As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Cabo Verde pode ser parceiro especial da União Europeia»
- 4-Nov-2005 - 20:03


O embaixador de Cabo Verde em Lisboa, Onésimo Silveira, defendeu hoje, nos Açores, que aquele país africano pode ser um parceiro especial da União Europeia, dada a sua situação geopolítica.


Em declarações depois de uma audiência com o Ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio, Onésimo Silveira sustentou que "Cabo Verde é cada vez mais uma fronteira da Europa no Atlântico" e "pretende colocar ao serviço da União Europeia um bem geopolítico importante".

Em matéria de segurança e de "ponto fulcral" para as vias marítimas entre a Europa, África e América, Cabo Verde pode ser um parceiro especial da União Europeia, argumentou o embaixador cabo- verdiano.

Onésimo Silveira, que termina sábado uma visita aos Açores, adiantou ter recebido do presidente do Governo Regional, Carlos César, garantias de "um redobrado empenhamento na defesa de um estatuto especial para Cabo Verde no seu relacionamento com a União Europeia".

Após o encontro com Laborinho Lúcio, o embaixador manifestou- se "agradavelmente surpreendido com a integração social e profissional da comunidade cabo-verdiana na sociedade açoriana".

Sejam os trabalhadores da construção civil, os pescadores, estudantes e mesmo alguns outros cidadãos cabo-verdianos que já contraíram matrimónio com açorianos, "estamos satisfeitos pela forma como são recebidos e tratados", sublinhou.

Para o embaixador de Cabo Verde em Lisboa, importa, porém, "resolver o problema dos transportes para aprofundar as relações comerciais entre os dois arquipélagos".

Além disso, acrescentou Onésimo Silveira, Cabo Verde continua empenhado em acentuar a sua participação nas relações dos arquipélagos da Macaronésia, Açores, Madeira e Canárias.

Já existem projectos comuns, através do programa de iniciativa comunitária Interreg, mas importa alargar esta cooperação, afirmou Onésimo Silveira.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem