As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Centro Cultural Português organiza concerto solidariedade Lela Violão
- 12-Nov-2005 - 17:46


O Centro Cultural Português (CCP-ICA) de Cabo Verde realiza hoje na Cidade da Praia, em conjunto com um grupo de artistas cabo-verdianos, um espectáculo de tributo e solidariedade para com Lela Violão, figura histórica da música do arquipélago.


O espectáculo, denominado "uma nota para lela", terá lugar no auditório do CCP na capital cabo-verdiana pelas 19:00, e conta com as actuações do próprio homenageado e com nomes como Mário Lúcio, Teté Alhinho, Betina Lopes, Teresinha Araújo, Djick e Humberto Bettencourt (Humbertona), entre outros.

Uma das notas mais sonantes desta iniciativa é o ressurgimento do grupo cabo-verdiano Simentera, que se extinguiu há seis anos e regressa agora exclusivamente em nome da solidariedade para com Lela Violão.

A iniciativa do CCP-Instituto Camões e do grupo de músicos cabo-verdianos surge perante um quadro de dificuldades financeiras que Lela Violão (Manuel Tomás Cruz), 77 anos, atravessa, sendo o objectivo angariar fundos para "aliviar o mau momento desta figura de referência da cultura cabo-verdiana", disse à Lusa João Neves, responsável pelo CCP-ICA.

Lela Violão, um dos mais requisitados músicos de todo o tipo de festa na capital das ilhas, garante o próprio, tem na cabeça "mais de 300 mornas", o género musical de eleição em Cabo Verde, "fora o resto".

Para além de uma vida de mais de 50 anos entregue à música cabo-verdiana, Lela Violão é conhecido por não se furtar nunca a um desafio para alegrar as mais variadas "soirées", sendo ainda quase lendária a sua resistência para tocar horas a fio sem parar.

"Mais que um concerto, `uma nota para lela´ é um encontro através do qual se prestará a solidariedade a Manuel Tomás Cruz e o tributo a Lela Violão", disse à Lusa João Neves, adido cultural da embaixada portuguesa na Cidade da Praia.

Para além das contribuições que serão ofertadas pelos que vão estar no concerto, a organização deste tributo a Lela Violão conta ainda com a contribuição de várias empresas de Cabo Verde para ajudar o homenageado a encontrar novas "notas" para a "pauta" que tem sido a sua vida nas últimas décadas e que neste momento é composta por difíceis tonalidades.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem