Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Associações emigrantes devem conquistar jovens, diz António Braga
- 13-Nov-2005 - 14:25


O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas alertou hoje para a necessidade das associações de emigrantes conquistarem os jovens luso-descendentes, levando-os a aumentar a sua participar na divulgação da cultura portuguesa.


António Braga falava no encerramento do seminário sobre a igualdade entre homens e mulheres nas comunidades portuguesas da América do Sul, que decorreu sexta-feira e sábado em Buenos Aires, Argentina.

Promovido por diversas entidades, entre as quais a Associação Mulher Migrante, o encontro abriu um ciclo de outros seminários que deverão realizar-se em 2005 e 2006 em vários países onde residem e trabalham portugueses e luso-descendentes.

Este é, na opinião do secretário de Estado, um dos grandes desafios das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

"Os jovens também participam se forem motivados. Temos um problema nas comunidades portuguesas e temos de o olhar de frente. As associações com papel relevante têm esse problema com os jovens, porquê?", questionou.

Segundo António Braga, deve ser feita uma reflexão sobre o afastamento dos jovens não só da vida associativa das comunidades portuguesas como da divulgação e preservação da cultura lusa.

António Braga defendeu uma maior vitalidade nas associações de emigrantes portuguesas que considera revelarem actualmente uma estrutura envelhecida e uma excessiva permanência nas direcções.

O afastamento dos jovens é uma das preocupações das associações de emigrantes portugueses, assim como a necessidade do aumento da participação das mulheres nas actividades associativas.

Na sua intervenção, o governante defendeu também uma redução do número de elementos do Conselho das Comunidades Portuguesas, órgão consultivo para as questões da emigração.

"É necessário reformular o conselho. Temos mais de 100 elementos", disse.

Alem da participação no seminário, António Braga tem vindo a realizar encontros com as autoridades argentinas, assim como com a comunidade portuguesa.

De acordo com dados da embaixada de Portugal em Buenos Aires, residem no país cerca de 12.500 portugueses e mais do dobro de luso- descendentes, cerca de 30 mil.

A comunidade portuguesa que chegou à Argentina na década de 50 residia, na sua maioria, na cidade de Buenos Aires (47,2 por cento) e era dos distritos de Faro, Viana do Castelo, Braga e Guarda.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO