As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
250 polícias formados em Angola regressam em breve a Bissau
- 15-Nov-2005 - 19:23


Os 250 polícias guineenses que foram enviados para Angola no âmbito de um programa de formação, que terminou há cerca de três meses, devem regressar em breve ao país, afirmou hoje o chefe de Estado da Guiné-Bissau.


Citado pela Rádio Difusão Nacional (RDN, estatal), que o acompanhou na visita que efectuou a Luanda por ocasião das celebrações do 30º aniversário da independência de Angola, João Bernardo "Nino" Vieira sublinhou que o regresso dos polícias irá permitir reforçar a estabilidade no país.

Os cerca de duas centenas e meia de polícias foram enviados para uma academia de polícia em Luanda em Maio deste ano, ao abrigo de um protocolo de cooperação técnico-militar entre a Guiné-Bissau e Angola, tendo terminado a formação em Setembro.

Desde então que aguardavam "luz verde" para regressar a Bissau, não tendo sido dadas quaisquer explicações para o atraso na partida de Luanda.

Segundo a RDN, durante a sua estada em Luanda, sexta-feira e sábado último, "Nino" Vieira deslocou-se ao centro de formação para saudar os polícias e informá-los que o seu regresso a Bissau estará para breve.

A questão do regresso dos 250 polícias guineenses foi alvo de acesa polémica durante a campanha eleitoral da segunda volta das presidenciais de Julho último.

Em causa estava a especulação quanto à oportunidade do seu regresso, uma vez que o assunto se prolongou até à divulgação dos resultados finais da votação, que deram a vitória a "Nino" Vieira.

Na ocasião, os resultados foram bastante contestados pelo candidato derrotado, Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que sustentava o governo de Carlos Gomes Júnior, tendo-se especulado que o executivo iria utilizar os polícias recém formados em Luanda para "repor a ordem".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem