As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cineasta Ana Lisboa prepara longa-metragem sobre situação da mulher
- 18-Nov-2005 - 14:49


A cineasta cabo-verdiana Ana Lisboa está a preparar o arranque da sua primeira longa-metragem intitulada "Cabo Verde - nha cretcheu" (Cabo Verde - meu amor), que começará a ser rodada em Fevereiro de 2006.


Ana Lisboa, que realizou um documentário sobre a vida e a obra de Amílcar Cabral, o fundador do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e "pai" das independências destes dois países, disse que o seu novo trabalho aborda a situação social das mulheres no arquipélago.

"Cabo Verde - nha cretcheu" é um filme "sobre as mulheres deste país e centra-se numa jovem de 13 anos violada por um professor, alargando-se a narrativa pelos múltiplos aspectos do impacte social de situações como esta", diz Ana Lisboa.

De acordo com a realizadora, esta longa-metragem, a primeira, a ser realizada e produzida em Cabo Verde e por cabo-verdianos, à excepção de cinco técnicos de som e montagem (três portugueses e dois franceses), deverá ter uma duração de 90 minutos e o financiamento "será cabo-verdiano, português e francês", embora, "para já", apenas esteja garantida a parte francesa.

Produzido pela "Brava Florida", produtora que pertence à própria realizadora, "Cabo Verde - nha cretcheu" arranca, de facto, já na próxima segunda-feira com um "casting" para a escolha dos actores, "cerca de 100", que serão todos amadores, porque, "como se sabe, em Cabo verde não há actores profissionais", aponta a realizadora.

Para o "casting", Ana Lisboa espera ter "gente dos sete aos 77 anos", em "grande número" para, em Fevereiro de 2006, começar as filmagens e a estreia poder acontecer em Setembro do mesmo ano, "em alguns festivais de cinema, de preferência, e depois em Cabo Verde, Portugal e França".

"Cabo Verde - nha cretcheu" surge em Cabo Verde, depois de Francisco Manso e a produtora Cinemate terem passado cerca de três semanas no arquipélago a filmar uma parte da longa-metragem "A Ilha dos Escravos", uma co-produção de Portugal, Brasil, Cabo Verde e Espanha.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem