As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro da Defesa alerta sobre ameaças externas
- 20-Nov-2005 - 16:18


O ministro de Defesa e dos Assuntos Parlamentares exortou hoje, 20, os militares e cabo-verdianos no geral a estarem preparados para as ameaças externas, advenientes da nova realidade socio-política mundial, caracterizada fundamentalmente por actos de terrorismo e actividades de narcotráfico.


Perante milhares de pessoas que acorreram ao acto, o titular da Defesa e dos Assuntos Parlamentares enalteceu o papel das Forças Armadas e anunciou as medidas em curso, nomeadamente o reforço da Guarda Costeira, a intensificação da cooperação internacional e a instalação do Serviço da Informação da República, para a defesa e segurança de Cabo Verde. Tudo na perspectiva de se fazer face à nova realidade socio-política mundial, caracterizada fundamentalmente por actos de terrorismo.

«A nova realidade socio-política, resultante dos últimos acontecimentos a nível mundial, exige de todos os países, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, uma definição das suas estratégias de defesa e segurança», sublinhou. «Afinal, o inimigo já não é só um exército invasor, detentor de maior ou menor poder bélico e respeitando as normas e convenções internacionais, bem como regras de empenhamento definidas em manuais militares».

Segundo Maurício, o terrorismo erigiu-se em inimigo principal dos estados de direito democrático, «atacando em qualquer parte do mundo, com meios não convencionais e provocando pânico, mortandades e destruição a larga escala, num esforço de tentar desestruturar as sociedades».

O comandante do Centro da Instrução Militar do Morro Branco, capitão Anildo Morais, falou das actividades de preparação dos 420 soldados, que começaram a 26 de Outubro deste ano, e exortou-os a manterem o mesmo espírito que tiveram durante a instrução.

A par do desfile e da demonstração de defesa pessoal, foram destacados dois melhores recrutas: Nelson Rosa, a nível da aptidão física, e Walter Fortes da Graça, com o melhor classificado de batalhão.

Fonte: A Semana


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem