As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Banco Mundial aconselha Governo a apostar no turismo
- 23-Nov-2005 - 16:35


O último relatório do Banco Mundial (BM) sobre o potencial económico de Cabo Verde, apresentado hoje na Cidade da Praia, confirma o sector do turismo como aquele que mais pode contribuir para o desenvolvimento do arquipélago.


O documento avança algumas reservas sobre a decisão estratégica do governo cabo-verdiano em transformar o arquipélago numa plataforma internacional de transportes marítimos e aéreos em África, aconselhando a realização de um "rigoroso" estudo de viabilidade para o efeito.

Estes dados constam de um relatório apresentado pela Corporação Financeira Internacional, do grupo Banco Mundial, onde a instituição analisa os constrangimentos e apresenta propostas de investimento no país.

De acordo com a consultora Irene Fisher, além da localização estratégica, constituem também factores favoráveis ao turismo as excelentes praias, o clima suave, a segurança e estabilidade, bem como a diversidade territorial e a identidade cultural nas ilhas.

O Turismo, neste momento, está a crescer em Cabo Verde a um ritmo acima da média mundial, em torno de sete por cento, mas algumas potencialidades precisam ainda ser melhor aproveitadas, sugere o BM.

E, para que, em 2020 o país seja um destino turístico de classe mundial, com benefícios para a economia cabo-verdiana, o Banco Mundial apresenta algumas propostas de intervenção que passam, essencialmente, por uma maior participação das pequenas e médias empresas.

Ainda no âmbito dos "conselhos" da instituição financeira internacional, é apontado como medida o desenvolvimento de circuitos turísticos de forma a que não se fique apenas pelas ilhas planas, onde existem as melhores praias, e uma melhor planificação e controlo do sector.

"A primeira acção deve ser criar oportunidades para pequenas e médias empresas nos grandes `resorts´, com fornecimento de produtos e serviços e, em segundo lugar, é preciso desviar o turismo para as outras ilhas já que muita gente vem e fica apenas no Sal", afirmou Irene Fisher.

Já em relação aos transportes aéreos e marítimos, tendo como referência o ensejo do governo cabo-verdiano em criar no país uma plataforma internacional do sector, o Banco Mundial considera que a localização, afastada da costa, não constitui factor de favorecimento.

Por isso, entende o BM que esta área "não deve ser incluída" entre os programas chave a serem financiados pelo programa norte- americano de apoio ao desenvolvimento "Desafios do Milénio - Millenium Challenge Acount", que deve "dar prioridade aos investimentos que garantam retorno".

O documento da Cooperação Financeira Internacional sustenta esta opinião na constatação de que o sector dos transportes aéreos e marítimos não oferece "grandes oportunidades de negócios para operadores privados" em Cabo Verde e não garante uma taxa económica de retorno acima dos 10 por cento.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem