As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Assembleia UE/ACP apela ao apoio internacional às novas autoridades
- 24-Nov-2005 - 15:32


A Assembleia Parlamentar Paritária da União Europeia (UE) e dos países da África Caraíbas e Pacífico (ACP) aprovou hoje uma resolução sobre a Guiné-Bissau, em que apela à comunidade internacional para apoiar as novas autoridades guineenses.


Num comunicado, divulgado no final dos trabalhos da 10ª sessão plenária que decorreu em Edimburgo (Escócia), a Assembleia Parlamentar Paritária UE/ACP manifestou "regozijo" pela realização das eleições presidenciais (de Junho e Julho deste ano) e apelou ao "pleno reconhecimento dos resultados".

As presidenciais guineenses foram ganhas pelo candidato independente João Bernardo "Nino" Vieira, tendo os resultados sido validados pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), após um processo polémico que ainda não terminou.

Após a confirmação dos resultados, o candidato derrotado, Malam Bacai Sanhá, apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), então no poder, contestou os resultados, considerados "justos e transparentes" pelos observadores internacionais.

Bacai Sanhá continua a não reconhecer a vitória de "Nino" Vieira, que tomou posse como Presidente da Guiné-Bissau a 01 de Outubro, embora a polémica tenha acabado por desvanecer-se, face à demissão do Governo de Carlos Gomes Júnior, também líder do PAIGC, decretada pelo chefe de Estado guineense a 28 do mesmo mês.

Contudo, nenhum dos 17 chefes de Estado convidados acabou por comparecer na tomada de posse de "Nino" Vieira, poucos tendo sido os representantes da comunidade internacional presentes, situação que foi interpretada pelas novas autoridades locais com desconfiança.

Em Edimburgo, a reunião parlamentar UE/ACP defendeu que os resultados devem ser reconhecidos e na resolução os deputados apelam também ao apoio da comunidade internacional à consolidação da democracia e à estabilidade do Estado de direito no país.

Os deputados pedem o apoio, sobretudo da UE, principal parceiro multilateral da Guiné-Bissau, e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), organizações que têm primado pelo silêncio desde que o novo executivo de Aristides Gomes foi empossado, a 09 de Novembro.

Após a nomeação de Aristides Gomes, ex-primeiro vice- presidente do PAIGC, esta força política, agora na oposição apesar de ter vencido as legislativas de Março de 2004, depositou uma declaração de impugnação do decreto presidencial no STJ, que deverá pronunciar-se sobre o assunto nos próximos dias.

Segundo o comunicado, a análise da evolução do processo institucional na Guiné-Bissau foi feita no contexto de uma resolução sobre a África Ocidental, que visou também a situação política, económica e social no Burkina Faso, Costa do Marfim, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal, Serra Leoa e Togo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem