As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Estudantes cabo-verdianos mostram gastronomia do seu país
- 25-Nov-2005 - 17:55


A gastronomia cabo-verdiana vai se apresentada sábado, pelas mãos de 30 alunos de Cabo Verde da Escola Profissional de Odemira, numa iniciativa que tem como objectivo angariar receitas extraordinárias para o Sport Clube Odmirense.


Segundo Fernando Gonçalves, um responsável do clube do Baixo Alentejo, o encontro que se vai realizar a partir das 20:00 no Salão dos Bombeiros Voluntários de Odemira, também tem por finalidade promover a música e a gastronomia de Cabo Verde junto da comunidade odemirense.

"Queremos angariar dinheiro para o clube e ao mesmo tempo dar a conhecer a cultura de Cabo Verde como um meio de promover a integração dos alunos cabo-verdianos na nossa comunidade", afirmou à Agência Lusa Fernando Gonçalves.

Por uma quantia de 12,50 euros os interessados podem comer sopa, um prato de peixe, um de carne e a sobremesa.

As bebidas são pagas à parte, explicou a fonte.

O menu integra, entre outras especialidades, cachupa, charém e caldo de peixe, cozido à cabo-verdiana, feijoada à cabo-verdiana e sopa lorom.

Para adoçar a boca ao som da actuação da banda Ritmo das Ilhas que vão tocar pelas mornas, funaná, zouck, coladeras, mazurca, samba ou merengue os participantes poderão optar por abóbora, papaia, leite ou pudim.

Segundo o coordenador do curso de hotelaria da escola profissional de Odemira, Nuno Pancadas, os cerca de 32 alunos cabo- verdianos, divididos entre os cursos Hotelaria, Construção Civil e Informática de Gestão, encontram-se a estudar ao abrigo de um protocolo de cooperação com Cabo Verde.

Os jovens que tem entre 16 e 22 anos de idade começaram este ano a frequentar os cursos técnico profissionais com a duração de três anos e são subsidiados no alojamento e alimentação pela escola de Odemira.

"Os alunos participam no evento por iniciativa própria", afirmou Nuno Pancadas.

A escola se disponibilizou para fornecer a logística na organização da iniciativa que considera importante para integração dos seus alunos cabo-verdianos em Odemira, acrescentou.

Nos últimos anos o Concelho de Odemira tem mantido uma relação de proximidade com jovens dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que têm frequentado cursos da Escola Profissional de Odemira, e em alguns casos, têm conseguido estabelecer-se no concelho, segundo a autarquia.

O Sport Clube Odmirense conta com 550 sócios e desenvolve entre as suas actividades desportivas as práticas de futebol, ginástica, patinagem, tiro ao alvo e pesca desportiva.

A iniciativa conta com os apoios do Município de Odemira, Fundação Odemira (Curso de Hotelaria), Bombeiros Voluntários de Odemira e juntas de freguesia de S.Salvador e Santa Maria.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem