Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Lusa quer esquecer
comunidades lusas

- 29-Nov-2005 - 19:05


Dos países da CPLP chega o que é oficial ou o que respeita à actividade dos órgãos de soberania

A Lusa assume-se como a maior agência de notícias de língua portuguesa. Será? Não se sabe bem que contas faz mas, a fazer fé no noticiário das Comunidades Portuguesas, tem a máquina de calcular avariada. Diz ainda que distribui notícias sobre o que de mais significativo acontece ou vai acontecer em Portugal e no mundo. Será que nesse mundo estão incluídos os países lusófonos e os que têm importantes comunidades portuguesas? Pelo que se vê nos últimos tempos não parece. Dessas comunidades nada chega, e dos países da CPLP surgem de vez em quando algumas notícias, algumas perfeitamente ultrapassadas (não é concebível que uma agência de notícias escreva hoje o que se passou ontem). Recorde-se que a Lusa é uma sociedade anónima com 9 accionistas e maioria de capitais públicos, com um volume de negócios superior a 17 milhões de euros.


Por Ruben Barroso

«Jornalistas e repórteres fotográficos procuram a notícia onde quer que ela tenha lugar. O rigor e a rapidez na transmissão das notícias são características da Agência», diz a Lusa, fazendo lembrar aquelas prendas embrulhadas em papel de marca mas que no interior trazem uma coisa qualquer comprada na loja dos 300.

Ainda na versão oficial, a Lusa tem delegações em Madrid, Bruxelas; Bissau, Praia, Luanda, Maputo, Joanesburgo, Díli, Macau, Pequim e S. Paulo, para além de correspondentes em mais de três dezenas de cidades nos cinco continentes, como Paris, Londres, Genebra, Roma, Berlim e Moscovo; Washington, Brasília, S. Paulo e Rio de Janeiro; Rabat e Telavive; ou em Sidney.

Com esta manancial de colaboradores, seria de esperar que nada que diga respeito aos cidadãos lusófonos escapasse. Mas é treta. Dos países da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa chega o que é oficial ou o que respeita à actividade dos representantes dos órgãos de soberania. Os problemas reais passam ao lado.

Quanto às comunidades portuguesas, ao contrário do que foi prática durante muitos anos, a Lusa dá – é verdade - o que é de interesse público mas não o que é do interesse do público. Se alguém quiser saber o que se passa com os mais de cinco milhões de portugueses espalhados pelo Mundo não pode recorrer à Lusa.

A não ser que um qualquer membro do Governo tenha alguma coisa para dizer. Aí as coisas mudam de figura. No entanto, fica a ideia de que de uma Agência com a maioria de capital público deveria ter uma acção bem mais pública. Pública no interesse do público. No interesse dos portugueses.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO