As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Nino Vieira e Bacai Sanhá discutiram problemas do país
- 1-Dec-2005 - 14:28


O presidente guineense recebeu hoje Malam Bacai Sanhá, candidato derrotado por João Bernardo "Nino" Vieira nas presidenciais deste ano, com quem abordou os "problemas" com que se depara a Guiné-Bissau nos últimos meses.


À saída de um encontro de hora e meia, na sede da Presidência da República, Bacai Sanhá disse aos jornalistas que o encontro serviu para discutir "questões do interesse nacional", mas negou que tal significa um passo para que reconheça a vitória eleitoral de "Nino" Vieira.

"Somos guineenses e políticos e temos as nossas responsabilidades perante o país. Para mim, isso ultrapassa as nossas ambições pessoais. Neste momento, o que fala mais alto são os interesses do país, que nos achamos que devemos defender", disse o candidato que foi apoiado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"As coisas, como todos sabem, não estão assim tão bem como gostaríamos. O encontro correu muito bem e discutimos vários problemas que não vamos revelar", acrescentou no final da reunião, promovida pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Bacai Sanhá, derrotado à segunda volta, nunca reconheceu a vitória eleitoral de "Nino" Vieira, alegando que a votação foi fraudulenta. No entanto, desde que "Nino" Vieira foi empossado, nunca mais fez declarações públicas nesse sentido.

Hoje, Bacai Sanhá reiterou que as divergências com "Nino" Vieira não foram abordadas, alegando que os políticos "não discutem questões pessoais, mas sim os problemas do país".

"As nossas divergências pessoais serão debatidas depois, num outro quadro, numa situação já mais privada, não nestes encontros oficiais", afirmou, indicando estar "muito preocupado" com a situação no país.

"Não fui lá (ao encontro) para fazer perguntas. Fui para discutir. Foi a primeira vez que tivemos esse tipo de encontro. Aliás, é a segunda vez. A primeira foi em Dacar (em Outubro último), onde nos cumprimentámos", acrescentou.

Sobre a possibilidade de reconhecer a vitória de "Nino" Vieira, Sanhá adiantou que, para já, o assunto "está fora de questão".

"O problema do reconhecimento está fora de questão. Até não foi assunto de discussão", adiantou, sublinhando, contudo, que está "disponível" para encontros futuros com "Nino" Vieira.

"Mas tudo dependerá da evolução da situação do país e do interesse de parte a parte", concluiu Bacai Sanhá, acompanhado pelo representante da CEDEAO na Guiné-Bissau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem