As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PAIGC escolhe Carlos Gomes Júnior para Conselho de Estado
- 6-Dec-2005 - 15:31


Carlos Gomes Júnior será o representante do PAIGC no Conselho de Estado da Guiné-Bissau, mas o ex-primeiro-ministro guineense rejeitou que a decisão do seu partido constitua uma afronta ao Chefe de Estado, que o demitiu do cargo.


"Não estamos aqui para afrontar ninguém. Estamos aqui para assumir as responsabilidades que o partido tem para com a nossa sociedade", afirmou o líder do Partido Africano de Independência da Guiné e Cabo Verde, lembrando que o lugar no Conselho de Estado é-lhe reservado por inerência das funções que desempenha no PAIGC.

O Conselho de Estado é presidido por "Nino" Vieira e integra o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP, Francisco Benante), o primeiro-ministro (Aristides Gomes), representantes de cada um dos partidos políticos com assento parlamentar e cinco cidadãos indigitados pelo presidente da República.

Depois de tomar posse como Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira demitiu Carlos Gomes Júnior do cargo de primeiro-ministro alegando "crispações nas relações institucionais".

O PAIGC continua, no entanto, a considerar "inconstitucional" e "ilegal" quer a demissão do Governo, decidida por "Nino" Vieira a 28 de Outubro, quer a nomeação de Aristides Gomes, ex-primeiro vice presidente do partido suspenso desde Maio este ano, para a chefia do executivo, a 2 de Novembro.

Entretanto, o líder do PAIGC apresentou hoje ao fim da tarde o relatório de 17 meses de Governo, documento que resumiu como "mais um passo para demonstrar a transparência do executivo" que presidiu.

Com 222 páginas e intitulado "17 Meses de Governação", o relatório será distribuído a todos os militantes, parceiros da Guiné- Bissau e organismos internacionais "para que todos possam saber, com clareza e transparência", as actividades, acordos e protocolos assinados e executados pelo Governo, disse Carlos Gomes Júnior.

Segundo o ex-primeiro-ministro, ao longo desse período, o seu executivo conseguiu "endireitar" o país, facto que foi elogiado pelos parceiros internacionais, que destacaram, entre outras questões, o "bom desempenho económico e financeiro" do Governo.

"Começámos a reestruturação na Administração Pública, pagámos os salários regularmente, organizámos a reabertura dos anos lectivos, promovemos uma política social, estabilizámos o ambiente sócio-laboral, garantimos a assistência básica na saúde, alargámos o programa de combate à SIDA", sublinhou.

No âmbito económico, acrescentou, o seu executivo "estendeu" a cobertura sanitária a todo o país, "saneou" a maioria da dívida pública, "melhorou" as receitas do Estado, "fiscalizou" o controlo das despesas e assinou vários programas de cooperação, destacando o rubricado com Portugal.

"Vamos, por enquanto, para a oposição, mas com a convicção de que vamos regressar em breve ao poder", concluiu Carlos Gomes Júnior, que regressou, a 21 de Novembro último, à condição de deputado.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem