As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pedro Pires recandidata-se à Presidência de Cabo Verde
- 10-Dec-2005 - 20:16


Pedro Pires anunciou a recandidatura à Presidência da República de Cabo Verde para terminar o projecto de "credibilidade e desenvolvimento" iniciado em 2001.


Afirmando a convicção de que o arquipélago precisa de um Presidente que "projecte uma imagem de honestidade" onde os cabo- verdianos se reconheçam", Pedro Pires afirmou que a sua decisão de avançar para um segundo mandato emergiu de uma "profunda reflexão" solitária, embora "em resposta a um apelo alargado" da sociedade cabo-verdiana.

O candidato, que segundo o código eleitoral do país se vê obrigado a deixar a presidência no momento em que anuncia a recandidatura, passando o Presidente da Assembleia da República a assumir as suas funções, frisou que o seu passo é dado "num momento histórico apenas comparável com os anos do pós independência", em 1975.

Pedro Pires defendeu ainda, perante cerca de 400 apoiantes, que a sua decisão tem como pano de fundo a "necessidade de apoiar a senda - de desenvolvimento - que o país trilha desde há cinco anos", salvaguardando "e acarinhando" as sementes lançadas para que "germinem os frutos" do bem estar cabo-verdiano.

"As minhas ambições são de continuar a avançar rumo a uma sociedade mais justa, mais humana e mais democrática", sublinhou, adiantando a sua convicção de ter "cumprido o compromisso assumido em 2001 de fazer do mandato que agora termina um projecto aglutinador de vontades para afastar de vez a desconfiança e falta de perspectivas no futuro".

Pires avoca ainda como condição para tentar a manutenção do cargo a sua experiência de combatente durante a guerra colonial, como primeiro-ministro durante os 15 anos (de 1975 a 1990) de regime de partido único do PAIGC e ainda a experiência acumulada no mandato.

"Todos os povos passam por momentos históricos determinantes em que se ultrapassam a si próprios para atingirem objectivos antes julgados intransponíveis", disse Pires, defendendo que o país atravessa actualmente um desses momentos, devido aos desafios que tem "pela frente".

Um dos desafios a que Pedro Pires alude é a transição de País Menos Avançado para o patamar de País de Desenvolvimento Médio, no âmbito do Conselho Económico e Social(ECOSOC) da ONU, que vai resultar na diminuição da ajuda externa, um dos pilares do desenvolvimento de Cabo Verde.

A concluir a intervenção, assumiu a sua "condição de patriota", mas também como "homem de bom senso e construtor de consensos".

Entretanto, para segunda-feira, está previsto o anúncio da candidatura do ex-primeiro ministro Carlos Veiga, a quem Pires derrotou em 2001 pela escassa margem de 13 votos.

Pedro Pires conta com o apoio do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) e Carlos Veiga do Movimento para a Democracia (MpD, maior partido da oposição).

As eleições presidências vão ter lugar a 12 de Fevereiro, enquanto as legislativas têm lugar a 22 de Janeiro.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem