As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ministro português faz balanço muito positivo da sua visita
- 10-Dec-2005 - 20:19


O ministro da Administração Interna português fez hoje um balanço positivo da visita oficial de três dias que realizou a Cabo Verde, sublinhando que as portas estão abertas para manter a "excelência" da cooperação com o arquipélago.


António Costa, no último acto da sua deslocação a Cabo Verde, procedeu à oferta de material para fiscalização rodoviária, no valor de 97 mil euros, financiados pela Direcção Geral de Viação de Portugal e entregues à Direcção Geral de Transportes Rodoviários de Cabo Verde.

Este pacote de material, entregue no âmbito da cooperação bilateral, que inclui duas viaturas, um todo o terreno, seis motas, 20 computadores, diversos alcoolímetros e radares, conclui o actual programa de cooperação, manifestando António Costa a vontade de abrir um novo instrumento de trabalho para manter a cooperação nesta área.

O MAI português assinalou ainda, em declarações aos jornalistas, momentos antes de deixar o país, os progressos conseguidos em outras áreas da cooperação sob a sua tutela, nomeadamente no capítulo policial e de segurança das fronteiras em Cabo Verde.

Um dos passos sublinhados por Costa foi o apoio dado por Portugal para a emissão de novos passaportes em Cabo Verde, semelhantes aos em uso na Europa e com maior grau de fiabilidade.

Todo o esforço de Portugal e Cabo Verde em matéria de segurança policial e de fronteiras emerge de um processo longo de cooperação entre os dois países, mas que é agora reforçado pela necessidade do arquipélago criar mecanismos de controlo mais eficazes com vista às negociações em curso para a obtenção de uma parceria especial com a União Europeia.

Entretanto, o seu homólogo cabo-verdiano, Júlio Correia, apontou como desiderato reforçar a cooperação com o MAI português, considerando, no entanto, que as relações "já são de excelência".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem