As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mulheres lançam apelo internacional para garantir eleições
- 5-Mar-2003 - 15:26

A Federação das Mulheres da Guiné-Bissau (Femuguib) apelou hoje para que a comunidade internacional assuma a mobilização dos fundos necessários para a realização de eleições legislativas no país em 20 de Abril.


O apelo foi divulgado no dia em que o Presidente da República da Guiné-Bissau, Kumba Ialá, reafirmou o seu empenho em que as eleições se realizem na data prevista, numa reunião com representantes diplomáticos dos países doadores, incluindo Portugal e França, e com o governo de transição liderado por Mário Pires.

As eleições legislativas guineenses foram convocadas para 20 de Abril, na sequência da dissolução do Parlamento por Kumba Ialá, a 14 de Novembro do ano passado, que provocou a queda do governo. O presidente nomeou, entretanto, um executivo de transição.

A exortação das mulheres guineenses vem na esteira de preocupações sentidas nos círculos políticos do país de que as eleições serão adiadas por falta de condições objectivas, nomeadamente de ordem financeira, para a sua realização a 20 de Abril.

A carta da Femuguib é dirigida ao gabinete do representante especial do secretário-geral da ONU em Bissau, no sentido de tudo fazer para que o escrutínio tenha lugar na data marcada por decreto do Presidente da República da Guiné- Bissau.

No documento, as mulheres guineenses pedem a intervenção da comunidade internacional para, deste modo, "reforçar a democracia e a construção da paz e estabilidade social na Guiné-Bissau".

O documento é dirigido também a Kumba Ialá, na sua qualidade de "comandante em chefe das Forças Armadas", para que se assuma, "de facto", como presidente de todos os guineenses e como "garante da estabilidade, da independência dos órgãos de soberania, da Constituição da República e das Leis".

Observadores em Bissau interpretaram o apelo dirigido ao Presidente da República como uma crítica às posições que Kumba Ialá que tem assumido, em clara pré-campanha eleitoral, a favor do Partido da Renovação Social (PRS), que fundou em 1992 e que está actualmente no poder.

A carta das mulheres guineenses faz ainda uma longa análise da situação política, económica, social e familiar que se vive na Guiné-Bissau, salientando que "está patente em alguns discursos políticos o incitamento ao ódio, à vingança" e ao "separatismo entre os guineenses de origens diversas".

Tudo isso, acrescenta o documento, "contribui para o esquecimento do orgulho e do nacionalismo que Amílcar Cabral - Pai da independência da Guiné e Cabo Verde - deixou ao país" considerando a Guiné-Bissau "como um todo, uno na sua diversidade cultural, étnica e linguística".

Fonte da direcção da Federação das Mulheres da Guiné- Bissau disse à Agência Lusa que a organização vai promover uma marcha pacífica "nos próximos dias" em Bissau, na qual espera que participem milhares de mulheres vindas de todo o país, para exteriorizar as posições contidas na carta hoje divulgada.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem