Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Timor Lorosae
Divulgação de relatório na Internet gera protesto em Díli
- 2-Feb-2006 - 14:37


A divulgação na Internet do relatório que reporta as violações dos direitos humanos e os crimes contra a Humanidade em Timor-Leste, entre 1974 e 1999, foi hoje duramente criticada em Díli pela instituição que elaborou o documento.


O relatório, com 2.500 páginas foi colocado no passado dia 30 no sítio da Internet do Centro Internacional da Justiça Transnacional (ICTJ, no acrónimo em inglês).

Em comunicado à imprensa, o reverendo Agustinho de Vasconcelos, coordenador do Secretariado Técnico, que sucedeu à Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação (CAVR), acusa o ICTJ de "acto unilateral e errado" ao divulgarem publicamente um documento oficial timorense.

"A acção do ICTJ em divulgar esta semana o relatório foi unilateral e errada. Não estão autorizados a divulgar um documento oficial timorense sem prévio consentimento ou aprovação", destacou.

Agustinho de Vasconcelos acrescentou que a divulgação pública era uma das tarefas incumbidas ao Secretariado Técnico, depois de Xanana Gusmão entregar cópias do documento a "determinados chefes de governo e países doadores".

O comunicado conclui recordando que Xanana Gusmão, por ocasião da sua recente estada em Nova Iorque, quando entregou cópia do relatório ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, "alterou a sua agenda para se encontrar com o ICTJ e outras organizações não- governamentais, a quem solicitou cooperação e apelou à compreensão".

"O ICTJ não corresponde à cortesia do Presidente", conclui Agustinho de Vasconcelos.

No passado sábado, aquando do seu regresso a Díli, proveniente de Nova Iorque, o chefe de Estado timorense anunciou para os próximos dias a entrega de cópias do relatório nas embaixadas dos países referenciados no documento, entre os quais Portugal, em antecipação da divulgação pública, que disse ir ser feita ao longo do primeiro semestre deste ano.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz do Presidente da República salientou que Xanana Gusmão "está muito desapontado com o sucedido".


Voltar


Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO