As Notícias do Mundo Lusófono
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
Última Hora:


em


» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Lorosae
» Comunidades
» CPLP

 
Informação Empresarial



 » Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso


» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios





Comunicados
Analistas acreditam que Sonae venderá participação na Vivo


Analistas do sector de telecomunicações acreditam que a espanhola Telefónica poderá lançar uma oferta pela Vivo se o grupo Sonae for bem sucedido na tentativa de compra da Portugal Telecom (PT).


"Dependendo da negociação, a Sonae poderá vender a participação da PT na Vivo para a Telefónica Móviles", disse o analista do Banif Investment no Brasil, Roger Oey.

"O mercado está a entender que sob o controlo da Telefónica, a Vivo ficará fortalecida porque haverá uma maior convergência entre as operação de telemóveis com a telefonia fixa", disse.

Actualmente, o grupo Telefónica controla a empresa de telefonia fixa que actua no Estado de São Paulo, uma das maiores do Brasil.

"Sem o controlo compartilhado entre a PT e a Telefónica, a Vivo poderá ser mais competitiva e oferecer melhores margens", avançou Roger Oey.

A correctora Merrill Lynch e o Banco Brascan indicaram, por meio de comunicados, que a Sonae deverá vender a participação da PT na Vivo, a exemplo do que fez recentemente com suas actividades no retalho no Brasil.

O Sonae vendeu em Dezembro do ano passado a rede de retalho no Brasil ao grupo Wal-Mart por 635 milhões de euros.

"Pelo facto de a Sonae parecer que tem pouco comprometimento com o Brasil - tomando-se por base a recente venda dos seus supermercados -, pode tentar vender a participação na Vivo", refere a nota do Merrill Lynch.

A correctora indica igualmente que a venda para a Telefónica seria positiva para a Vivo, uma vez que a mudança deverá melhorar o processo de tomada de decisões dentro da empresa.

A Merrill Lynch salienta igualmente que a Vivo, sob comando do grupo espanhol, poderá passar a oferecer serviços combinados entre telefonia móvel e fixa, nomeadamente em São Paulo.

O Banco Brascan, por seu turno, também salienta a possibilidade de a Telefónica apresentar uma proposta para assumir o controlo da Vivo.

Um outro analista que não quis identificar-se disse ao jornal Folha de São Paulo que, se conseguir o controle da PT, Sonae também deverá vender a participação na Vivo.

Segundo esse analista, um dos alvos principais da Sonae é a PT Multimedia, a empresa de Internet e televisão por cabo do grupo português.

A equipa de analistas do Banco Espírito Santo Investment no Brasil, contactada pela Lusa, não se pronunciou porque estão "restritos" pela legislação, uma vez que a instituição detém uma participação de 8,4 por cento na PT.


Voltar

Ver Arquivo

Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação