As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Instituto Camões aposta
no ensino do português

- 7-Mar-2003 - 10:41


Poucos sabem, mas o português é a terceira língua na Internet, depois do inglês e do chinês, e a sexta língua no mundo


O Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões (IC) e a Câmara Argentina Portuguesa de Comércio (CAPC) assinaram, em Buenos Aires, um protocolo de cooperação para difusão da cultura portuguesa naquele país sul-americano. Na Argentina existem cerca de 250 mil luso-descendentes e vinte empresas portuguesas instaladas. O primeiro projecto que o IC e a CAPC desenvolverão em conjunto será a criação de um curso de português europeu.


"Ainda nem começámos e já temos oito alunos", disse o presidente da CAPC, Jorge Amaral.

O curso será realizado na sede da Câmara e tem como público alvo os representantes de empresas portuguesas na Argentina e os empresários argentinos que fazem negócios em Portugal.

Além das 20 empresas portuguesas que, nos últimos seis anos investiram 200 milhões de dólares (181 milhões de euros, a câmbio actual) na Argentina, existem outras 30 empresas sócias da Câmara Argentina Portuguesa de Comércio.

"São empresas argentinas interessadas em fazer negócios com Portugal", explicou Jorge Amaral, acrescentando que os recursos obtidos com o curso serão investidos na totalidade na divulgação da cultura portuguesa.

Por serem vizinhos e sócios dos brasileiros no Mercado Comum do Sul (Mercosul, união aduaneira integrada também pelo Paraguai e Uruguai), os argentinos têm tido um crescente interesse pela língua portuguesa, mas a maior parte dos cursos é de português do Brasil.

No próximo dia 10 de Março, pela primeira vez, Brasil e Portugal cooperarão num projecto de ensino de língua portuguesa em dois países: na Argentina e em Timor-Leste.

A decisão de cooperar em vez de competir foi tomada pelos governos brasileiro e português durante o seminário "Várias Pátrias, Uma Língua", que decorreu em meados de Dezembro de 2002 no Rio de Janeiro e em que participaram representantes dos oito Estados que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

"Existe o interesse comum em divulgar melhor o português", explicou Marta Vieira Pires, a responsável pelo Centro de Língua Portuguesa do IC em Buenos Aires.

"Poucos sabem, mas o português é a terceira língua na Internet, depois do inglês e do chinês, e a sexta língua no mundo", salientou.

Entre 10 e 14 de Março, a Fundação Centro de Estudos Brasileiros (Funceb) e o Instituto Camões darão um curso intensivo para um grupo de professores de três universidades argentinas: Córdoba, Missiones e Buenos Aires.

Monica Yanakiew
da Agência Lusa

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem