Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Cimeira da CPLP vai decorrer em Bissau apesar das dificuldades
- 17-Feb-2006 - 22:14


A Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, dedicada ao tema Objectivos do Milénio - Desafios e Contribuição da CPLP, vai realizar-se em Bissau, apesar das dificuldades estruturais a resolver, afirmou hoje o secretário- executivo da organização.


Segundo o embaixador Luís Fonseca, "existem problemas em infra- estruturas que necessitam de ser atendidos e em algumas tem de haver uma intervenção bastante profunda, urgente e muito decidida" no sentido de reunir as condições para a realização da reunião.

Questionado pela Agência Lusa sobre quais eram as principais dificuldades estruturais, Luís Fonseca respondeu que elas existem "em praticamente todos os domínios, nomeadamente alojamento".

"Os problemas são muitos e suponho que todos têm consciência disso. As autoridades da Guiné-Bissau têm consciência dessas dificuldades e foi precisamente nesse sentido que foi enviada uma missão para estudar com o Governo quais as necessidades mais urgentes, mas também as exigências que se colocam para a realização da reunião", acrescentou.

O secretário-executivo falava à Lusa no final de uma reunião de dois dias em que participaram destacados funcionários dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Brasil, na qual foi também discutido o futuro da CPLP.

"Discutimos vários assuntos, nomeadamente as conclusões de uma reunião em Estremoz que serviu para analisar o que foi feito e o que deverá ser feito para o futuro, as principais fraquezas da organização e as direcções pelas quais devemos avançar", afirmou.

Durante o encontro, os representantes dos Estados-membros chegaram à conclusão que "essas fraquezas e direcções devem ser aprofundadas em discussão permanente com os próprios estados, porque são questões de grande profundidade e importância para a CPLP", acrescentou.

A questão da estruturação da CPLP e o reforço da secretaria de forma a "capacitá-la para responder aos desafios e às exigências do seu próprio desenvolvimento", foram algumas das conclusões a que chegaram os participantes na reunião.

Os participantes defenderam também a necessidade de dar mais atenção ao desempenho da CPLP a nível internacional e a questões relacionadas com a cooperação.

Segundo Luís Fonseca, "estas questões vão continuar a ser debatidas para depois serem apresentadas na cimeira de chefes de Estado e de Governo".

Sobre as comemorações do 10º aniversário da CPLP, criada a 17 de Julho de 1996, Luís Fonseca disse que o programa será descentralizado e feito em todos os Estados-membros da comunidade.

Desporto, cultura, comunicação social e debates sobre as ideias subjacentes à criação da CPLP são alguns dos pontos incluídos nos programas das comemorações, mas, segundo Luís Fonseca, ainda não há um programa global.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem