As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mota Amaral em Luanda para firmar acordo de cooperação parlamentar
- 11-Mar-2003 - 14:53

O presidente da Assembleia da República (AR) portuguesa, Mota Amaral, é esperado hoje em Luanda, para uma visita oficial de quatro dias a Angola, acompanhado por representantes das várias bancadas parlamentares.


A visita do presidente da AR servirá para a assinatura de um protocolo de cooperação parlamentar bilateral, semelhante ao que já vigora noutros países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), que abarca domínios como a troca de experiências e consultas regulares e a deslocação de delegações parlamentares e de missões técnicas.

O protocolo prevê ainda a realização de consultas e acções comuns, no âmbito do Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa, bem como acções de formação para a modernização das actividades parlamentares e a realização de um seminário anual de temas de interesse comum, alternadamente em Lisboa e em Luanda.

Em Janeiro, a secretária-geral da AR portuguesa, Isabel Corte Real, esteve em Angola onde promoveu um seminário sobre relações interparlamentares.

Isabel Corte Real garantiu na altura que o órgão legislativo português iria continuar a cooperar com Angola em todos os domínios da actividade parlamentar e político-administrativa.

Os parlamentos de Portugal e Angola têm vindo a dar sequência a um programa de cooperação, que terminou em 2002, abrangendo as áreas de equipamentos e da formação, áreas asseguradas para o biénio 2003/2004.

No domínio parlamentar, Portugal e Angola integram a Associação dos Secretários-Gerais dos Países de Língua Portuguesa e o Fórum dos Parlamentos de Língua Portuguesa, cujo estatuto foi aprovado na última reunião na cidade da Praia, em Cabo Verde.

A cooperação entre os dois parlamentos remonta a 1998, na base de programas de assistência técnica, informatização, gestão de novas redes electrónicas e formação profissional, assim como a realização de seminários e conferências.

Entre vários encontros agendados, Mota Amaral será recebido pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

Guilherme Silva do PSD, António Costa do PS, Telmo Correia do CDS-PP e Bernardino Soares do PCP integram a comitiva de Mota Amaral.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem