Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil

Lusofonia? Começo a estar farto, farto

- 17-Mar-2006 - 18:12

Segundo Fernando Pessoa, a nossa Pátria (lusófona, digo eu) deveria ser a língua portuguesa. Antes, em 1902, o brasileiro Sílvio Romero defendia a tese de que o Brasil e Portugal (este com as colónias de então) deviam formar uma federação tendo como ponto fundamentel a língua. Ontem, em Cabo Verde, o professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Fernando Cristóvão, defendeu a língua portuguesa como o elemento mais seguro para garantir a continuidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Por Orlando Castro

Não sei se algum dos actuais governantes portugueses (do tipo Gomes Cravinho) ouviu ou leu o que este português disse, sendo certo (para mim) que de Pessoa ou Romero pouco (estou a ser optimista?) sabem, nesta matéria.

Consultei o site do Governo português e sobre a Lusofonia encontrei o conselho para visitar a a página da CPLP onde, segundo o Executivo de José Sócrates, estariam disponíveis informações válidas e actuais.

Chegado ao site da CPLP, fui ver a secção «Actualidades». No caso de Angola a actualidade era «Associação defende união de congéneres lusófonas numa federação», datada de 11.07.2005. Do Brasil: «Presidente Lula da Silva condena atentados terroristas», com a mesma data.

2005? Bem! Segui para Cabo Verde. «CGD concede empréstimo para remodelação do aeroporto», também de 11.07.2005. Sobre a Guiné-Bissau a actualidade da CPLP diz que «Sanhá inicia campanha para a 2ª volta em Bissau e Nino no interior». E quanto aos outros países, a actualidade é a mesma, ou seja, remonta a 2005.

Na secção «Comunicados de Imprensa», o mais actual reporta-se à missão da CPLP à Guiné-Bissau e é de 13.12.2005. Isto é que é trabalhar...

Ingenuamente procurei outras actualidades. Na secção «Estados membros» descobri que hoje, 17 de Março de 2006, a CPLP garante que Kumba Ialá é o presidente da Guiné-Bissau.

Desisti. Porque a língua portuguesa é a minha Pátria, só posso dizer o que aqui há uns tempos escreveu o meu amigo Eugénio Costa Almeida: Deixem de uma vez por todas de gozar com a minha chipala. Com a minha e com a dos mais de 220 milhões de cidadãos que se entendem em português.

orlando@orlandopressroom.com
17.03.2006


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem