As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
«Março - Mês do Teatro» envolve dezenas de grupos e agentes do país
- 12-Mar-2003 - 19:03

Dezenas de grupos e agentes teatrais desenvolvem actividades em várias ilhas de Cabo Verde no âmbito da iniciativa "Março Mês do Teatro", que este ano cumpre a quarta edição.


Lançada pela Associação Mindelact, que anualmente organiza na cidade do Mindelo um festival internacional de teatro, a iniciativa tem ganho uma dinâmica reforçada e que abarca cada vez maior número de ilhas, de grupos e de agentes teatrais.

Quando surgiu, decorreu apenas na cidade do Mindelo.

No ano seguinte já abarcou a capital do país, a Cidade da Praia, e este ano engloba pela primeira vez as pequenas ilhas da Brava e Maio.

Das nove ilhas habitadas do arquipélago, nesta programação ainda não participam agentes teatrais das ilhas do Sal e Boavista, disse à Agência Lusa o presidente da Associação Mindelact.

Para João Branco, "Março - Mês do Teatro" tem vindo a cumprir cada vez melhor o espírito que norteou o seu lançamento, de um envolvimento cada vez maior de grupos e de agentes teatrais.

Esse envolvimento dá-se num espírito de crescente autonomia, com o Mindelact a apoiar apenas, porque não dispõe de meios humanos nem de capacidade financeira para uma intervenção nas diversas ilhas, salientou o encenador João Branco e director artístico do Centro Cultural Português do Mindelo.

"Março - Mês do Teatro" teve início a 01 de Março e encerra no dia 31 com um programa televisivo dedicado ao teatro em Cabo Verde.

Acções de formação, lançamentos de obras, exposições de fotografia e cenográficas, teatro de rua, programas radiofónicos e televisivos, convívios de agentes teatrais, espectáculos de palhaços e marionetas e um ciclo de cinema dedicado ao actor norte-americano Al Pacino são algumas das iniciativas programadas.

No âmbito dos espectáculos, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo estreia no dia 28 a sua 31/a produção em 10 anos de actividade, uma versão crioula de "A Sapateira Prodigiosa", do espanhol Federico Garcia Lorca.

No âmbito do Dia Internacional do Teatro, a Associação Mindelact atribui o "Prémio de Mérito Teatral" a pessoas e instituições do país que se tenham distinguido no fomento desta arte.

No dia 22, a Associação Mindelact lança o número 11 da revista com o mesmo nome, especializada em assuntos de teatro, e inaugura o seu sítio na Internet.

Nesse mesmo dia, o mais antigo grupo de teatro em actividade no país, "Juventude em Marcha", de Santo Antão, estreia o telefilme "Preço de um contrabando", sobre o tráfico clandestino de aguardente de cana, num período em que era proibido pela administração colonial.

O Grupo do Centro Cultural Português do Mindelo, "Juventude em Marcha", "Boa Esperança", "Santa Kultura", "Finka Pé", "Raiz de Engenhos", "Palhaços Reis", "Dionisios", "Ramonda", "Otaca" e "Atelier Teatrakácia" são alguns dos envolvidos em "Março - Mês do Teatro".

O programa cruza-se também com a programação evocativa do décimo aniversário do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, que no próximo dia 14 inaugura uma exposição com elementos cenográficos de uma dezena das suas produções.

A organização de "Março - Mês do Teatro" é repartida pela Associação Mindelact, Centro Cultural Português do Mindelo e Cidade da Praia e grupos de teatro das diversas ilhas de Cabo Verde.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem