| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
|
Alto Hama
|
|
O exemplo do presidente angolano
- 22-Mar-2006 - 17:15
José Eduardo dos Santos, presidente até agora vitalício de Angola, foi expressamente ao Brasil para fazer exames médicos de rotina, como é hábito desde 2000, quando foi submetido a uma cirurgia no pé. Rodeado de fortes medidas de segurança fez-se acompanhar de uma comitiva de 27 pessoas. Nada mau para quem dirige um país onde se morre de fome.
Por Orlando Castro
Mais de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome diariamente e, a cada minuto, 15 crianças e 15 adultos morrem de fome. Uma parte destes são angolanos. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Em todo o Mundo, 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável; 2,5 mil milhões não têm saneamento básico; 30 mil morrem diariamente devido ao consumo de água imprópria. Esta é, igualmente, uma realidade angolana. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
A Sida já infectou mais de 60 milhões de pessoas e tirou a vida a um terço destas; e a malária mata 2,5 milhões de pessoas anualmente. Esta continua a ser uma outra vertente angolana. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasi e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Por esse Mundo, 1,6 mil milhões de pessoas não têm acesso a electricidade e a maioria recorre à queima de combustíveis que provocam a poluição do ar e problemas respiratórios. Queiramos ou não, também aqui Angola dá o seu contributo. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, cerca de 12 milhões de pessoas poderão morrer de fome em Angola, Botswana, Lesoto, Malaui, Moçambique, Suazilândia, Zâmbia. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Em termos de mortalidade infantil, Moçambique é o terceiro país com maior índice (128 por 1.000), apenas atrás da Serra Leoa (146/1.000) e do Malaui (130/1.000). A Guiné-Bissau surge em quinto (121/1.000) e Angola em oitavo (118/1.000). Cabo Verde tem uma taxa de mortalidade infantil de 50 por cada mil nascimentos. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Quanto à percentagem de número de partos assistidos por técnicos qualificados, em que a média dos países pobres ronda 34 por cento, Angola tem uma taxa de 23 por cento, atrás da Guiné-Bissau (35%), Moçambique (44%) e Cabo Verde (53%). Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
Quanto à taxa de prevalência do vírus HIV/Sida, Angola tem uma taxa de 2,23 nos homens e de 5,74 nas mulheres. Apesar disso, Eduardo dos Santos trata o pé no Brasil e faz-se acompanhar por uma comitiva de 27 pessoas.
orlando@orlandopressroom.com
22.03.2006

Ver Arquivo
|
|
| |
|
 |
|
|
|
|
|
|