Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Cavaco Silva declara-se defensor empenhado de comunidade lusófona
- 22-Mar-2006 - 19:34


O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, afirmou hoje em Cabo Verde, onde esteve apenas sete horas para a posse do seu homólogo Pedro Pires, que é um "defensor empenhado" da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Na primeira deslocação ao estrangeiro como Chefe de Estado, Cavaco Silva disse esperar que a Cimeira da CPLP, prevista para Julho, na Guiné-Bissau, permita "um novo impulso" para o futuro da comunidade lusófona.

"Como é sabido eu sou um defensor da CPLP e farei tudo o que estiver ao meu alcance para reforçar essa comunidade que, como disse no discurso da minha tomada de posse, pode ser vista como uma comunidade de destino", sublinhou.

Momentos antes de deixar Cabo Verde, de regresso a Lisboa, e depois de um encontro com o Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, Cavaco Silva sublinhou que, no seu entender, "há muito, muito em comum neste conjunto de países (da CPLP)" e há também "muita coisa que pode ser feita" em benefício de todos.

"Portugal está, desde o início e tal como Cabo Verde, muito empenhado e esperemos que a próxima cimeira dê um novo impulso á CPLP", disse, acrescentando que a CPLP é uma realidade que deve "orgulhar todos" e "deve ser olhada em termos de futuro".

Ainda sobre a Cimeira da CPLP , Cavaco Silva utilizou a expressão "esperemos que tenha lugar na Guiné-Bissau", deixando no ar a possibilidade de não ser este país a organizar o encontro, tendo em conta que a sua realização depende da estabilidade política e militar.

A Guiné-Bissau tem em curso, actualmente, no norte do país, um conflito militar que opõe o exército a um grupo de independentistas de Casamança, região sul do Senegal, do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), que alegadamente utiliza território guineense como refúgio.

Sobre a sua visita a Cabo Verde, Cavaco Silva afirmou que gera "um sentimento especial" porque se trata de um país de língua oficial portuguesa.

"É sabido que eu tenho um interesse especial por este conjunto de países que falam a nossa língua e, apesar de ter tomado posse apenas há dez dias, fiz questão de estar presente na cerimónia solene de tomada de posse do Presidente Pedro Pires", frisou.

Com esta visita, Cavaco Silva explicou que pretendeu "significar" o seu "próprio empenho", ao lado do governo, "como é óbvio", no reforço da cooperação com Cabo Verde e na "afirmação das relações políticas excelentes" entre os dois países.

O Presidente português apontou ainda que é sua "convicção" que "é possível explorar novas áreas de cooperação", dando como exemplo a cooperação empresarial ou na área dos empreendimentos turísticos, como lhe foi referido por Pedro Pires.

"Há também uma relação intensa ao nível político, em particular com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português", enfatizou ainda Cavaco Silva.

Com o Presidente português, deslocou-se também a Cabo Verde o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Diogo Freitas do Amaral.

Em breves declarações aos jornalistas, antes da cerimónia de tomada de posse do presidente Pedro Pires, Freitas do Amaral justificou a presença na capital cabo-verdiana da delegação de alto nível de Portugal.

"Viemos aqui para reafirmar as nossas relações que são, antes de tudo, de amizade, lealdade e compromisso ao desenvolvimento. Queremos ser uma presença marcante em Cabo Verde" e daí a nossa comparência nesta cerimónia, sublinhou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem