As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
Angola acolhe Assembleia Geral do Fórum da CPLP
- 30-Oct-2002 - 18:18

Angola vai acolher em Julho de 2003 a primeira Assembleia Geral do Fórum das Associações de Pessoas com Deficiência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse, em Lisboa, fonte da organização.

Angola vai acolher em Julho de 2003 a primeira Assembleia Geral do Fórum das Associações de Pessoas com Deficiência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse, em Lisboa, fonte da organização.

Criado em 1998 na Cidade da Praia, Cabo Verde, o Fórum tem vivido desde então num «impasse», pois não foi feita a harmonização das leis vigentes em cada um dos Estados que integram a CPLP, razão pela qual não tem ainda personalidade jurídica.

David Cardoso, presidente em exercício do Fórum, afirmou que a reunião magna de Luanda permitirá proceder a alterações profundas nos estatutos da organização, de forma a dotá-la de todos os mecanismos necessários para o seu estabelecimento no terreno.

A decisão foi tomada hoje em Lisboa numa reunião de David Cardoso com as organizações associadas, que se deslocaram de propósito a Portugal para «convencer» as congéneres portuguesas a aderirem ao Fórum.

Nesse sentido, ficou decidido que quatro associações portuguesas - a Portuguesa de Deficientes (APD), dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes (FPDD) e Confederação Nacional de Apoio a Deficientes (CNAD) - vão reunir-se em breve para, depois, enviarem uma delegação a Luanda, já com o estatuto de membro.

Outra das alterações aos estatutos prevê a criação da figura de secretário executivo, tendo ficado decidido que o secretariado geral do Fórum ficará em Lisboa.

O delegação do Fórum foi também recebida pelo secretário executivo da CPLP, João Augusto de Médicis, que, segundo David Cardoso, se mostrou muito receptivo à ideia da organização e lhes sugeriu que solicitassem, por escrito, a adesão, como observador, à Comunidade.

Integram actualmente o fórum cinco organizações de outros tantos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) - as associações Cabo-Verdiana de Deficientes (ACD), Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), de Deficientes de Moçambique (ADM) e de São Tomé e Príncipe (ADSTP) e Nacional de Desenvolvimento Sanitário da Guiné-Bissau (ANDSGB).

O Brasil deverá aderir ao Fórum na reunião de Luanda, através da Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente (CNCVI), e Timor-Leste entrará na organização assim que houver uma associação congénere no novo país.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem