Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
actividade de grupos terroristas islâmicos aumentou em Portugal
- 30-Mar-2006 - 14:46


A actividade de grupos terroristas islâmicos aumentou em Portugal no ano passado, apesar de não ter sido encontrada nenhuma célula local destes grupos, refere o relatório anual do Serviço de Informações e Segurança (SIS), citado hoje pelo "Correio da Manhã".


De acordo com o relatório do SIS referente a 2005, a que o jornal teve acesso, passaram por Portugal diversos suspeitos em "recrutamento e preparação de atentados", enquanto no país continuam a existir e a aumentar as estruturas de apoio logístico e financeiro a grupos extremistas.

No documento, que ainda aguarda parecer no Conselho Superior de Segurança Interna, refere-se que "as redes jihadistas transnacionais representam hoje uma ameaça para Portugal". O SIS alerta que foi "detectada a presença de indivíduos com ligações às redes jihadistas europeias, suspeitos de integrarem células terroristas noutros países europeus e de estarem envolvidos em recrutamento e preparação de atentados".

De acordo com o SIS, os terroristas deslocam-se a Portugal "em busca de documentos falsos, de financiamento e de recuo temporário", ou seja, considera Portugal um local de refúgio após terem sido descobertos noutro país. Para obterem dinheiro, o SIS diz que os terroristas que pertencem às estruturas de apoio logístico se dedicam "a outras actividades criminosas como o tráfico de droga, roubo e furto de documentos, cartões de crédito e telemóveis, bem como auxílio à imigração ilegal".

O relatório do SIS adianta ainda que os fundos recolhidos em Portugal foram-no através de "donativos de membros das comunidades islâmicas" e através de actividades ilegais realizadas a "coberto de pequenas empresas comerciais".

Os grupos afectos às correntes salafistas, aos movimentos tabliquistas e ao movimento Takfir Wal Hjjra (Excomunhão e Êxodo), são os que mais preocuparam a secreta portuguesa, sobretudo o último devido a alegadas ligações fortes com a Al-Qaeda.

O Takfir Wal Hjjra é um grupo extremista egípcio fundado nos anos 1960 e actualmente tem membros ou apoiantes em muitos outros países. Em Espanha o grupo também é conhecido como Mártires por Marrocos. Mohammed Bouyeri, o homem que assassinou o realizador holandês Theo Van Gogh em Novembro de 2004, tinha influências da ideologia do Takfir Wal Hjjra.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO