As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Ramos Horta enaltece apoios de Portugal e da CPLP
- 19-Mar-2003 - 9:50

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação timorense, José Ramos Horta, destacou em Genebra a contribuição de Portugal e dos restantes membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a independência de Timor-Leste.


"Na minha primeira intervenção como ministro timorense, não quero deixar de agradecer a Portugal e a todos os países da CPLP que estiveram ao nosso lado durante os anos negros, em que apenas alguns poucos idealistas se atreviam a sonhar com o fim do pesadelo", afirmou.

José Ramos Horta discursava na 59ª sessão anual da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, em que Timor-Leste participou pela primeira vez como país independente.

Timor-Leste é o mais recente membro da CPLP, que reúne ainda Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Durante a sessão anual, a Comissão vai apreciar um relatório sobre a situação dos direitos humanos em Timor-Leste, país que se tornou independente em 20 de Maio do ano passado, depois de 24 anos sob ocupação indonésia.

Salientando o facto de estar perante a Comissão como "representante do mais novo membro das Nações Unidas", Ramos Horta enalteceu também o papel da União Europeia na defesa dos direitos humanos em Timor-Leste e o apoio que a comunidade internacional tem dado para a reconstrução do país.

No seu discurso, Ramos Horta salientou que o governo de Díli continua a lutar pelo julgamento dos responsáveis pelos crimes contra a humanidade cometidos em Timor-Leste em 1999, tendo por base o respeito pelos Direitos do Homem e a cooperação com o governo indonésio.

No plano internacional, Ramos Horta elogiou os esforços dos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido para solucionar o conflito entre Israel e a Palestina, numa alusão ao plano de paz para o Oriente Médio sugerido recentemente por Washington e Londres.

Ramos Horta aproveitou a ocasião para saudar a presença na sessão do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que administrou transitoriamente Timor-Leste até à independência e foi o representante especial do Secretário-Geral da ONU no território.

A Sérgio Vieira de Mello, Ramos Horta transmitiu saudações especiais do presidente da República timorense, Xanana Gusmão, do presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres, do primeiro-ministro, Marí Alkatiri, e do administrador apostólico das dioceses de Díli e Baucau, D. Basílio do Nascimento.

Presidida pela embaixadora Najat Al-Hajjaji, da Líbia, a 59ª sessão anual da Comissão dos Direitos Humanos, decorre desde segunda-feira no Palácio das Nações, sede da ONU em Genebra, e prolonga-se até o dia 25 de Abril.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem