As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Feira de produtos brasileiros em Junho para incentivar importações
- 21-Mar-2003 - 16:32

Cabo Verde quer aumentar as importações brasileiras e, para isso, aposta na realização da III Feira de Produtos Brasileiros, que decorrerá em Junho próximo, na Ilha de São Vicente.


Uma delegação de Cabo Verde encontra-se no Brasil desde segunda-feira para convidar as empresas brasileiras a exporem naquele certame, que contará com o apoio oficial dos governos dos dois países.

A Feira é voltada para importadores e exportadores e contará com a presença de visitantes dos restantes países de língua portuguesa, mais o Senegal, Gana, Mauritânia, Mali, Guiné Conacri, Costa do Marfim e Ilhas Canárias (Espanha).

O primeiro contacto da delegação cabo-verdiana com os empresários brasileiros teve lugar no estado do Ceará, por intermédio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) de onde cerca de 40 industriais, dos sectores têxtil, calçado e artesanato, já confirmaram a sua presença no evento de São Vicente.

A Associação Comercial de São Paulo também está a promover o encontro da delegação cabo-verdiana com outros empresários brasileiros de sectores como os cosméticos, alimentos, vestuário, automóveis e electrodomésticos.

A Feira será uma tentativa do governo cabo-verdiano de incentivar as importações oriundas do Brasil. Cabo Verde importa cerca de 90 por cento do que consome e o Brasil responde por apenas 3 por cento desse total.

O presidente das Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços de Cabo Verde, Guilherme Flor, disse à Agência Lusa que "a expectativa, com a ajuda da feira, é que seja possível multiplicar por cinco o número de importações brasileiras, aumentando para 15 a 20 por cento, num prazo de dois a três anos".

Flor sublinhou que Cabo Verde pode ser atraente para os empresários brasileiros, também como plataforma para as exportações. Conforme disse, o país possui um acordo de exportação preferencial com os EUA, que isenta de taxas aduaneiras produtos têxteis e calçados.

Segundo Flor, algumas indústrias portuguesas já instalaram fábricas em Cabo Verde, para aproveitar essa facilidade. Flor adiantou também que um acordo semelhante sobre isenção de taxas aduaneiras está prestes a ser assinado entre Cabo Verde e o Canadá.

O arquipélago de Cabo Verde tem 450 mil habitantes. A taxa de inflação é de 2,8 por cento ao ano. A grande aposta do país está no turismo, que cresceu 22 por cento entre 2000 e 2001. As ilhas de Cabo Verde recebem uma média de 100 mil turistas por ano e a expectativa do governo é a de que o número de visitantes estrangeiros chegue a um milhão nos próximos três anos.

O Cônsul-Geral Honorário de Cabo Verde em São Paulo, Aguinaldo Rocha, referindo-se à comunidade dos países lusófonos, disse à Agência Lusa: "Somos mais de 200 milhões de consumidores e o Brasil não faz nada para aglutinar esse potencial. Estamos perdendo tempo".

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem