Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Lula da Silva em lista de personalidades com contas no estrangeiro
- 14-May-2006 - 15:29


O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da S ilva, surge numa lista de personalidades com contas no estrangeiro, hoje divilga da pela revista Veja, mas já desmentiu a informação, dizendo que não é "uma denúncia, mas uma mentira".


Na polémica reportagem, a revista refere que o banqueiro Daniel Dantas, controlador do grupo Opportunity, detém informações sobre alegadas contas abertas no estrangeiro por políticos e autoridades brasileiras, incluindo o Presidente Lula da Silva.

De acordo com a publicação, a lista de Dantas teria sido elaborada por um ex-militar norte-americano, que dirigiu a agência internacional de espionagem Kroll.

Além de Lula da Silva, são referidos os nomes dos ex-ministros da Casa Civil (José Dirceu), da Fazenda (António Palocci), da Secretaria de Comunicação (Luiz Gushiken), do actual ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; do senador Romeu Tuma, do Partido da Frente Liberal (PFL, de direita) e do director da Polícia Federal, Paulo Lacerda.

Os nomes dos bancos e os números das contas não são divulgados.

A revista afirma que a lista foi submetida a exames periciais, que, no entanto, não foram conclusivos, e comprometeu-se publicamente a entregar o dossier completo mediante pedido do tribunal.

"A revista não traz uma denúncia, traz uma mentira. Eu considero isso um crime", disse hoje o presidente Lula da Silva à imprensa brasileira, em Viena, onde participou na Cimeira União Européia-América Latina.

"Eu só posso considerar isso um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Não posso comparar isso a jornalismo. Sinceramente, é de uma leviandade, de uma grosseria! Se um ser humano comum não pode admitir, quanto mais um Presidente da República", acrescentou.

Na entrevista concedida à revista, o banqueiro Daniel Dantas afirmou ainda que, em Julho de 2003, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), Delúbio Soares, pediu entre 40 milhões a 50 milhões de dólares para "resolver as dificuldades" do Opportunity com o governo.

O pedido teria sido feito ao ex-director do grupo Opportunity Carlos Rodenburg, em encontro agendado pelo empresário Marcos Valério de Souza, o operacional do esquema do "mensalão".

Dantas assinalou que o pedido de Delúbio Soares não foi atendido e que, em seguida, o mesmo foi apresentado ao parceiro norte-americano do Opportunity, o Citibank, que não aceitou efectuar o pagamento.

O banqueiro afirmou que o PT quis tirar o Opportunity do comando da Brasil Telecom "porque havia um acordo entre o partido e a Telemar (que depois compraria a empresa Gamecorp a Fábio Luís Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva), para tomar os activos da telecomunicação em troca de dinheiro de campanha".

No ano passado, o Citigroup retirou Dantas do comando da Brasil Telecom e acusou-o na Justiça norte-americana de fraude e negligência.

O banqueiro diz ser vítima de ataques do governo federal e de perseguição por parte do banco norte-americano, a pedido de Lula da Silva.

Em Brasília, quatro assessores directos do presidente brasileiro disseram à "Folha de São Paulo" que o empresário e banqueiro Daniel Dantas estaria a "chantagear" o governo.

Três deles negaram que o Presidente brasileiro tenha conta no exterior.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o governo vai apresentar queixa em tribunal contra Daniel Dantas.

O ex-ministro Luiz Gushiken, actualmente chefe do Núcleo de Acção Estratégica da Presidência, negou qualquer conta no estrangeiro e lamentou não ter sido procurado pela revista antes da divulgação da reportagem.

O senador Romeu Tuma disse também que vai processar Dantas e a Kroll, afirmando que se trata de um "jogo sujo" para tentar desmoralizar as autoridades.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem