| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Entrevista
|
|
Bispo de Baucau estranha críticas de Alkatiri à Igreja Católica
- 7-Jun-2006 - 15:51
O bispo de Baucau, D. Basílio do Nascim ento, mostrou-se hoje surpreendido com críticas do primeiro-ministro timorense à Igreja Católica, afirmando, contudo, estar disponível para colaborar com o Governo.
"Não sei quais são as razões que levam o primeiro-ministro Mari Alkatiri a dizer que altas figuras da Igreja se intrometem na política", afirmou D. Basílio do Nascimento, em Paredes (Porto), à margem de uma cerimónia de apresentaçã o de uma campanha de solidariedade a favor de Timor-Leste.
Em entrevista à Agência Lusa, Mari Alkatiri afirmou-se "um pouco chocado" quando vê a "alta hierarquia da Igreja a fazer política".
O Governo timorense tem tido um litígio com a Igreja local, adensado no ano passado pela decisão de decretar o ensino laico nas escolas de Timor-Leste, cuja população é maioritariamente católica.
Apesar das relações entre Governo e Igreja não serem boas, o primeiro-ministro timorense disse que há ainda espaço negocial para entendimentos.
"A gente tem tentado colaborar, não tentando imiscuir-nos naquilo que não nos diz respeito", afirmou D. Basílio do Nascimento.
Segundo o bispo de Baucau, a Igreja Católica "colabora da maneira que pode", tendo, no entanto, no ano passado, quando convocou uma manifestação, pretendido "enviar um sinal [ao governo] a dizer que era necessário ter um certo cuidado no comportamento das pessoas e nas decisões que estavam a ser tomadas".
"As coisas não foram tomadas em conta, pensou-se que fosse uma espécie de capricho dos bispos, ou das pessoas da Igreja, mas o certo é que se viu que o descontentamento, afinal, começava a desenvolver-se", referiu o bispo de Baucau.
Na sua opinião, o descontentamento do povo na pessoa do primeiro-ministro não é coisa recente, já tem alguns anos, e deve-se, sobretudo, ao tipo de relacionamento mantido entre Alkatiri e o povo, o tipo de linguagem e abordagem das coisas e à forma de aproximação dos chefes em relação ao povo.
O bispo disse, contudo, estar disponível para colaborar na pacificação no território.
D. Basílio do Nascimento esteve esta manhã em Paredes para participar no anúncio de uma campanha suplementar de solidariedade a favor de Timor-Leste.
No âmbito da iniciativa "Uma Fábrica para Timor", que visa construir um a unidade fabril de mobiliário em Baucau (a cerca de 120 quilómetros a leste de Díli), a Câmara de Paredes anunciou o lançamento de uma campanha de recolha de utensílios relacionados com reconstrução e carpintaria, como martelos, pás, pregos e parafusos, entre outros.
"É este tipo de material que faz falta para a reconstrução do território", disse o autarca Celso Ferreira.
O material será enviado para Timor-Leste utilizando o espaço livre dos contentores de transporte das máquinas para a fábrica de móveis.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|