Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Economista da Guiné-Bissau sobe a sub-secretário-geral de Kofi Annan
- 18-Jun-2006 - 15:37


O economista guineense Carlos Lopes está a acumular, desde 01 de Junho, o cargo de Director Político do secretário-geral das Nações Unidas com o de sub-secretário-geral da ONU, indica hoje um comunicado da organização.


Segundo o documento, a promoção, com efeitos a 01 deste mês, foi decidida sexta-feira pelo próprio Kofi Annan.

Carlos Lopes, natural de Bissau, nascido a 07 de Março de 1960, fora nomeado em Setembro de 2005 director dos Assuntos Políticos, de manutenção de Paz e Humanitários do gabinete de Annan, sendo empossado dois meses depois, em Novembro.

Até então, Carlos Lopes era o responsável máximo da ONU e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, onde se encontra a maior delegação da organização em todo o mundo.

O economista guineense, com um gabinete no 38º andar na sede da ONU, em Nova Iorque, é mestre em Desenvolvimento e Planeamento Estratégico e está encarregado de elaborar um vasto e ambicioso plano de reformas nas Nações Unidas, sobretudo no quadro do próprio PNUD.

Autor de mais de 20 publicações, professor em universidades e academias em Lisboa, Coimbra (Portugal), Zurique (Suíça), Uppsala (Suécia), São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Carlos Lopes tem um vasto currículo nas várias agências das nações Unidas.

Segundo o comunicado, ajudou a criar organizações não governamentais em várias partes do mundo e foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência (UNESCO), da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) e do Comité Económico para África da ONU.

Em 1984, Carlos Lopes foi um dos fundadores do primeiro grupo de trabalho do Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOG), com sede em Dacar, Senegal.

Carlos Lopes foi convidado a integrar os quadros do PNUD em 1988, na altura como economista para a área do desenvolvimento, subindo rapidamente na hierarquia da organização.

Foi Director Adjunto do Gabinete de Avaliação Estratégica e Planeamento antes de seguir para o Zimbabué como coordenador residente do PNUD, após o que foi convidado a assumir as operações no Brasil.

Em Setembro de 2005, o economista guineense viu reconhecido o seu trabalho e foi convidado pelo próprio Kofi Annan para chefiar o Departamento dos Assuntos Políticos, de Manutenção de Paz e Humanitários da equipa executiva do secretário-geral da ONU.

A Agência Lusa tentou contactar Carlos Lopes em Nova Iorque mas, até agora, todas as tentativas revelaram-se infrutíferas. Trata- se do primeiro cidadão guineense a ocupar um alto cargo na secretaria- geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem