As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Mérito teatral para o público do Mindelo
- 27-Mar-2003 - 16:56

A homenagem ao público do Mindelo, através da entrega do Prémio de Mérito Teatral, assinalou hoje em Cabo Verde o Dia Mundial do Teatro.


A homenagem foi promovida pela Associação Artística e Cultural "Mindelact", que desde 1999 vem distinguindo pessoas e instituições pelo seu relevante contributo para a difusão e engrandecimento daquele tipo de artes cénicas.

Este ano o distinguido foi "melhor público do mundo", que tem sido, e "continuará a ser sempre, o maior responsável pela manutenção da dinâmica conquistada nos últimos anos para o teatro cabo-verdiano", justifica a "Mindelact".

João Branco, presidente da Mindelact, explicou à Agência Lusa que este ano foi decidido atribuir um carácter mais abrangente ao galardão para homenagear o público num ano em que Mindelo ostenta o estatuto de Capital Lusófona da Cultura.

O Prémio de Mérito Teatral 2003 foi hoje entregue simbolicamente ao seu representante máximo, o presidente da Câmara Municipal do Mindelo, João José Faria, em cerimónia marcada para os Paços do Concelho.

Igualmente para assinalar o Dia Mundial de Teatro, o grupo do Centro Cultural Português (CCP) do Mindelo preparou um espectáculo teatral para apresentar hoje na sessão de abertura da feira automóvel da cidade.

Segundo João Branco, igualmente encenador e director artístico do CCP do Mindelo, trata-se de um trabalho cénico com a duração de 25 minutos sobre uma aula de condução, inspirado numa passagem da obra de Germano de Almeida "O Testamento do Senhor Napumoceno da Silva Araújo". Dão corpo às personagens Jorge Spencer e Romilda Silva.

Mas também noutros pontos do arquipélago o Dia Mundial de Teatro foi assinalado. Na Cidade de Assomada, ilha de Santiago, a historiadora Elisa Andrade proferiu uma conferência sobre a mulher cabo-verdiana no teatro e na cultura.

No centro histórico da Cidade da Praia, no "Plateau", vários grupos de teatro da ilha de Santiago promoveram espectáculos de rua. Na ilha de Santo Antão os grupos realizam uma acção de informação sobre as artes cénicas, através da afixação de cartazes.

Para celebrar o teatro, este mês estão a decorrer em praticamente todo o território de Cabo Verde, composto por nove ilhas habitadas, espectáculos, palestras, exposições, lançamento de obras e acções de formação. Com "Março - Mês do Teatro" pretende-se afirmar esta arte no mês em que se evoca o Dia Mundial do Teatro.

A associação "Mindelact", que atribui o Prémio de Mérito Teatral, e co-organiza "Março - Mês do Teatro", foi criada em 1994. No ano seguinte funda um festival internacional de teatro com o mesmo nome, que anualmente decorre em Setembro. Edita também a revista "Mindelact", especializada em assuntos teatrais.

O Prémio de Mérito Teatral foi atribuído pela primeira vez em 1999 ao Grupo Juventude em Marcha, de Santo Antão, que a partir de 1984 tem divulgado o teatro junto das comunidades emigradas, e a Mário Matos, que desde a juventude esteve ligado ao teatro, e produziu diversos trabalhos históricos sobre essa arte no país.

Em 2000 o prémio recaiu sobre o médico Francisco Fragoso, fundador e director artístico do "Korda Kaoberdi", grupo que teve um papel importante nos primeiros anos do período pós independência, depois de 1975.

O trabalho de formação teatral desenvolvido pela Escola Salesiana e pelo Centro Cultural Português do Mindelo foram distinguidos com o galardão em 2001. Em 2002 foram o jornal semanário SA Semana" e a "Rádio Nacional de Cabo Verde", pelo seu papel na difusão mediática.

O Prémio de Mérito Teatral é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral a partir do logotipo da associação criado pela pintora de origem portuguesa Luísa Queirós.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem